Economia Circular | Uma solução para reduzir o défice ambiental

Segundo a associação ambientalista Zero, a partir desta quarta-feira, a Humanidade atinge o limite de recursos disponíveis para este ano. A Economia Circular pode ser uma das soluções para reduzir o défice ambiental. Os projetos Alentejo Circular e MAESTRI do ISQ são dois dos projetos que abordam esta temática.

O projeto Alentejo Circular, coordenado pelo ISQ, enquadra-se dentro dos projetos de Economia Circular e pretende sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo, nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura, para a adoção de práticas mais sustentáveis.

Desta forma, além da sensibilização dos agentes económicos, pretende-se empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas na região e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de Economia Circular. O Alentejo Circular tem como parceiro a Universidade de Évora e insere-se no Sistema de Apoio a Ações Colectivas de Qualificação, no âmbito do PT2020. Teve início em novembro de 2016 e culminará em novembro de 2018.

Por sua vez, o projeto MAESTRI destina-se a promover a sustentabilidade das indústrias europeias, através do desenvolvimento de ferramentas para a monitorização e gestão da eficiência na utilização de recursos (matérias primas, água e energia) de sistemas produtivos. Neste projeto está a ser desenvolvido um sistema de gestão para promover e simplificar a implementação das ferramentas de eficiência, de forma contínua, através de uma plataforma flexível Internet of Things, que possibilitará a aplicação em empresas de diferentes dimensões.

Está a ser desenvolvido por um consórcio europeu, formado por 15 entidades europeias, oriundas de 5 Estados Membros, e tem uma duração de 4 anos. É um projeto financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e tem um orçamento total que ronda os 6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões estão associados à participação portuguesa.

Alertar a comunidade empresarial para as ineficiências do modelo económico linear e contribuir para suscitar o interesse da mesma para as vantagens do modelo económico circular são duas ações essenciais para garantir um futuro sem escassez de recursos.

 

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta