É OBRIGATÓRIA POR LEI – PROTEGE A SUA FAMÍLIA

AUTOVISTORIA DE GÁS

A lei obriga que a cada cinco anos, as suas instalações de gás terão que ser vistoriadas para garantir a segurança. Mas será que você pode esperar?

O principal objetivo da autovistoria do gás é a prevenção de acidentes. Uma pesquisa realizada por empresa especializada em vistorias, mostra que de 2.500 procedimentos realizados em prédios no Rio, 30% dos casos apresentaram problemas como equipamentos corroídos, mangueiras inadequadas e casa de gás sem ventilação.

Fonte: O Globo

O fato é que o risco de explosões por causa de gás pode ser mais comum do que se pensa.
Um engenheiro especialista em inspeção predial, diz que, durante essas vistorias, encontra instalações de gás cujo estado define como “assustador”.

Fonte: GásNet

Existe uma Instrução Normativa (IN-48) da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA) que detalha como deve ser a central de distribuição de gás dos prédios, mas as pessoas a ignoram. A gente encontrou 20% dos prédios com conexões feitas por mangueiras de plástico em vez de ferro. Uma mangueira de plástico não aguenta a pressão como deveria ser, aumentando o risco de explosões

Fonte: Sindistal

Não espere que aconteça o pior para depois lamentar da instalação de gás no seu prédio ou habitação.

Lei nº 6890 de AUTOVISTORIA

Em vigor desde setembro de 2014, dispõe sobre a obrigatoriedade da inspeção quinquenal de segurança nas instalações de gás das unidades residenciais e comerciais abastecidas por gases combustíveis no Estado do Rio de Janeiro.

A lei estipula que, a cada 5 anos, o responsável por qualquer imóvel residencial ou comercial no Estado do Rio de Janeiro que utiliza gás combustível contrate uma empresa acreditada junto à Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, para inspecionar e emitir o Laudo Técnico de Autovistoria, ou seja, para que verifique as condições de conservação e manutenção indicando se há necessidade de reparos.

Após avaliar as condições de segurança e conformidade da rede de distribuição interna de gás com a Lei nº 6890 e a Instrução Normativa IN-48 da AGENERSA e a mesma se apresente sem defeitos, o ISQ Brasil emite o Certificado de Inspeção, atestando a conformidade da instalação e habilitando-a para os próximos 5 anos a sua utilização.

GÁS NATURAL E BOTIJÕES (GLP)

As regras da lei de autovistoria valem para locais que usam gás natural ou botijões.

Após a autovistoria na instalação de gás, o ISQ Brasil fixará na unidade um selo indicativo com a data prevista para a próxima vistoria, e também fornecerá um laudo para o proprietário, que deverá mantê-lo por cinco anos, até a data da nova inspeção.

PORQUÊ ESCOLHER O ISQ BRASIL PARA A SUA SEGURANÇA?

O ISQ Brasil está acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) como OIA (Organismo de Inspeção Acreditado) desde junho de 2016, disponibilizando a inspecção e emissão de Laudo Técnico de Autovistoria aos seus clientes (confirme a acreditação no link anterior).

O Grupo ISQ é uma multinacional com 50 anos, especializada em segurança e qualidade, em todo o tipo de projetos com engenharia.

O ISQ é a empresa líder em projetos da maior importância, como por exemplo:

  • a segurança dos foguetões Arianne 5 e 6 e VEGA C da Agência Espacial Europeia,
  • a qualidade de construção do LHC do CERN, o maior acelerador de partículas do mundo, onde foi descoberto o Bosão de Higgs,
  • a montagem do maior supertelescópio do mundo, o ELT em Atacama no Chile,
  • a qualidade e segurança da montagem do ITER, o maior reator de fusão nuclear do mundo, num projeto conjunto da União Europeia, EEUA, Rússia, Coreia, Japão, China e Índia
  • desenvolvimento e testes de qualidade das asas em compósito da Embraer,

TODA A NOSSA EXPERIÊNCIA AO SERVIÇO DA SUA SEGURANÇA

O ISQ Brasil possui um conjunto de certificações que garante e comprova formalmente a nossa qualidade e know how.

SINTA-SE EM SEGURANÇA

CONFIE NOS MELHORES, AGENDE JÁ A SUA AUTOVISTORIA DE GÁS

AGENDAMENTO

POR FAVOR PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO. ENTRAREMOS EM CONTATO PARA CONFIRMAR