Engenharia portuguesa na Arábia Saudita

O Grupo ISQ tornou-se parceiro da empresa saudita Mustang Al-Heijailan DAR PI para um projeto de upgrade em metalurgia, numa unidade de produção de gás natural da Saudi Aramco.

Esta iniciativa tem como objetivo a implementação de um programa de gestão de corrosão, que visa prevenir situações de fissuras na estrutura metalúrgica, bem como a fuga de gases inflamáveis.

O ISQ foi contratado pela empresa saudita em 2012, para realizar um estudo de Risk Based Inspection (RBI) na unidade de produção de gás natural rico em metano Uthmaniyah Gas Plant (UGP), da Saudi Aramco. Após a implementação do estudo, os técnicos portugueses verificaram a existência de problemas de construção na metalurgia, com elevada percentagem de sulfeto de hidrogénio, altamente inflamável e tóxico. Foi assim identificada a existência de cloretos (ião de cloro) na carga (gás) em elevada quantidade. Esta poderia provocar o surgimento de corrosão e fissuras na estrutura metalúrgica, originando a fuga de gases inflamáveis, tóxicos e perigosos.

No final de 2016, com base no estudo realizado anteriormente, o Grupo ISQ elaborou um programa de Corrosion Management (CMP), com vista ao respetivo upgrade da metalurgia. O programa consistiu num plano de gestão de corrosão, que passou por antecipar os problemas que podiam vir a ser encontrados, bem como identificar os procedimentos a seguir para mitigá-los, prevenindo falhas e aumentando a segurança, integridade e disponibilidade das instalações. Após a conclusão do programa foi possível melhorar a qualidade da metalurgia, pelo recurso ao Alloy 825, uma liga mais resistente e imune a fissuras por cloretos.

Este projeto teve uma duração de dois meses, com um valor de faturação na ordem dos 50 mil euros.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta