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GLOBAL SRS

  GLOBAL SRS O “GLOBAL SRS-Mobile Learning Methodology for European trainers and VET systems Quality Improvement”, é um projeto de transferência de inovação na área do mobile-learning (m-learning), cofinanciado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Lifelong Learning. Reune uma parceria de 4 entidades Europeias, coordenada pelo ISQ, respetivamente: • HiST, Sør-Trøndelag University College (Faculdade de Tecnologia da Universidade de Trondheim, Noruega) • CFL, Swedish Centre for Flexible Learning, Municipality of Södderhamn, Suécia • UPM, Petrus Maior University of Tirgus Mures, Roménia Este projeto está a decorrer desde outubro de 2011, e prolonga-se até setembro de 2013. O projeto tem como principal objetivo transferir para os diferentes contextos nacionais, bem como disseminar em larga escala, o sistema e metodologia SRS-STUDENT RESPONSE SYSTEM, originalmente desenvolvido na Noruega e em parceria com outras entidades europeias, com o financiamento comunitário no âmbito de uma Key Action 3 (Lifelong Learning). O SRS é um serviço online, que utiliza a mais recente e inovadora tecnologia wireless aplicável com dispositivos móveis, tais como smartphones, tablets, ipods, mas também computadores portáteis, e que tem associada uma metodologia de utilização, com aplicação em formação/ensino, bem como em situações de avaliação: • Os formadores conseguem lançar uma discussão ou um momento de avaliação ao grupo de formandos, e receber a informação instantaneamente sobre o progresso da aprendizagem no próprio decorrer da sessão de formação (qualitativa/quantitativa). Isto permite-lhes perceber se os resultados da aprendizagem dos formandos estão alinhados com os objetivos da sessão, e atuar em tempo útil • Os formandos conseguem aferir o seu grau de aquisição dos conhecimentos-chave da sessão e da sua capacidade de os aplicarem, uma vez que os resultados das questões levantadas são imediatamente analisados, e tem também uma motivação acrescida na participação, na medida em que esta pode ser dada de forma anónima, sendo-lhes facultada a possibilidade de rever e discutir os conceitos onde as fragilidades tenham sido identificadas Principais atividades desenvolvidas: Nos primeiros 9 meses de projeto o foco do trabalho da parceria esteve primeiramente na análise e adaptação da metodologia aos diferentes contextos nacionais (Portuga, Roménia, Suécia), com o objetivo de implementar um curso de transferência do sistema SRS em cada um destes países, destinado a diferentes agentes VET: formadores, professores dos diferentes níveis (secundário e universitário), quadros dirigentes de escolas, empresas na área de formação (incluindo formação a distancia), entidades ligadas a processos de cerificação de pessoas, à qualidade na formação, provenientes tanto de entidades públicas como privadas. Estes cursos de transferência ocorreram em março , abril e junho de 2012, respetivamente na Roménia, Suécia e Portugal, com uma equipa de formadores do HiST-Universidade Técnica de Trondheim, e foram todos eles seguidos de uma atividade de discussão deem “mesa redonda”, com o objetivo de identificar as principais potencialidade e constrangimentos, associados à aplicação do sistema/metodologia SRS-Student Response System. A participação no curso do ISQ, dia 14 de junho de 2012, contou com um total de 17 participantes, que transmitiram um feedback muito positivo sobre o potencial de transferência do SRS para o contexto Português, em particular no domínio da formação profissional, podendo vir a integrar um modulo de métodos e técnicas do curso de formação pedagógica de formadores em Portugal. Foram ainda realizadas 3 sessões de disseminação, nos mesmos 3 países, na sequência imediata do curso de transferência, com objetivo de disseminar a nível nacional o SRS, e ainda um conjunto de ações de disseminação a nível Europeu, com destaque para a participação do parceiro Norueguês, com um stand na feira Europeia do setor VET “Online Educa Berlin 2011”. Contacto Catarina Miranda   Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

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