Grupo ISQ conclui ensaios ao IXV

  Os ensaios de validação do sistema de protecção térmica do IXV, que decorriam desde o início do ano no centro de ensaios do Grupo ISQ, em Portugal, terminaram esta semana com sucesso. Este veículo demonstrador reutilizável e não tripulado, que irá ser lançado no final do ano, é um projecto da Agência Espacial Europeia (ESA) e tem capacidade para fazer vôos orbitais e de se deslocar em vôo planado, entre a reentrada na atmosfera e o local de amaragem. Nos últimos anos, o ISQ esteve muito envolvido no desenvolvimento do IXV, sendo a única entidade portuguesa que acompanhou, em permanência, este projecto desde o seu início, 8 anos atrás. Mais recentemente, a colaboração com a ESA decorreu a partir do centro de ensaios que o Grupo detém em Castelo Branco. Estes ensaios incluiram a análise comparativa dos materiais e tecnologias, bem como a qualificação do sistema. O ISQ presta serviços para a indústria aeroespacial há mais de 10 anos e para além da participação em projectos de desenvolvimento de tecnologia, tem também uma equipa permanente no Centro Espacial Europeu, onde participa nas operações de preparação e lançamento dos 3 sistemas aí existentes, o Ariane 5, o Soyuz e o Vega. O centro de ensaios de Castelo Branco representa um importante investimento na área da inovação, e permite a realização de estudos e ensaios sobre diversos componentes em materiais compósitos de aeronaves, tais como asas, lemes, componentes de cabina, etc. Neste centro é possível efectuar todos os ciclos de vida do avião, que podem incluir centenas de combinações diferentes, como os tipos de voo, rajadas de vento, tempestades, aterragens suaves ou bruscas.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta