IEFP e Grupo ISQ juntos na modernização da formação para mais emprego

IEFP e Grupo ISQ juntos na modernização da formação para mais emprego

  No passado no dia 18 de maio, IEFP e Grupo ISQ apresentaram o resultado de um trabalho conjunto. Esta iniciativa foi também exemplo de parceria de sucesso, entre uma entidade pública e uma privada, baseada num acordo de cooperação iniciado em 2013. A cerimónia aconteceu no Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Franca de Xira, em Alverca, e contou com a participação do Presidente do Conselho Directivo do IEFP, Jorge Gaspar, do Presidente do ISQ, Manuel Cruz, do Director-geral do Emprego, Acção Social e Inclusão da Comissão Europeia, João Santos, e do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares. Este encontro teve como base a parceria firmada entre o IEFP e o Grupo ISQ, cujo objectivo é qualificar os profissionais nacionais em diversas áreas tecnológicas (incluindo a área da soldadura) com a mais actualizada formação, assegurando a sua competência, profissionalismo e certificação. Neste sentido, estas entidades têm vindo a modernizar a oferta formativa em Portugal, o que faz com que alguns dos centros públicos de formação já tenham recebido Acreditações europeias e internacionais. Ao longo destes 2 anos – 2013|2015 – IEFP e ISQ têm vindo a trabalhar em parceria, no sentido de modernizar os 30 Centros de formação do IEFP. Este processo visa o acesso aos diplomas internacionais e o aumento da flexibilidade na oferta de formação dos centros, nomeadamente: espaços optimizados, mais laboratórios, workshops para a formação prática, work based learning, maior formação de formadores em áreas de ponta (automação, ITED, CND, soldadura, energia, electricidade, electrónica, automação), sistemas de gestão e de qualidade. À semelhança de modelos escandinavos, alemães e austríacos, tem-se introduzido uma procura de práticas sucesso europeias e internacionais, por forma a tornar os centros mais flexíveis e multifuncionais e, assim, obterem-se ganhos de eficiência ao nível dos processos e da qualidade da formação em Portugal. Os resultados já obtidos em matéria de acreditação dos diversos centros de formação como centros EWF/IIW (Federação Europeia de Soldadura e Instituto Internacional de Soldadura), incluem: 540 certificações de soldadura, 256 diplomas EWF, 246 diplomas de soldador e 60 formadores com qualificação internacional. Este acordo de cooperação entre o IEFP e o ISQ despertou o interesse da União Europeia precisamente porque responde às metas estipuladas na Estratégia 2020 para a Formação e Educação e aos novos objectivos acordados em Riga, que fazem a apologia da modernização da oferta formativa, formação de formadores e aquisição de competências práticas com qualidade. Responde ainda aos objectivos do Quadro Europeu de Qualificações, que permite fazer corresponder os sistemas de qualificações de vários países, tendo como objectivos principais a promoção do emprego, a mobilidade dos cidadãos entre países e a facilitação da sua aprendizagem ao longo da vida.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta