“Industrial Technologies 2016” acontece em junho em Amsterdão

  O ISQ vai estar presente como membro do Advisory Board em duas conferências industriais internacionais organizadas pela Presidência do Conselho Europeu, onde se discute o tema “industria 4.0”: a “Industrial Technologies 2016” e a “Re-Industrialisation of Europe 2016”. A primeira conferência tem lugar em Amesterdão, de 22 a 24 de junho, com foco na quarta revolução industrial e pretende debater as ações a empreender para acelerar a sua adoção. A segunda acontece em Bratislava, de 26 a 28 de outubro, e vai centrar-se nas ações necessárias para aumentar a coerência europeia, e as medidas a implementar para se conseguir uma maior aproximação dos níveis de desenvolvimento europeu. É consensual que o acompanhamento do processo europeu de re-industrialização é fundamental para Portugal, pela oportunidade que oferece de revitalizar o tecido industrial, impulsionando o crescimento económico. Atento a esta realidade o ISQ tem continuado a investir no acompanhamento do processo, tanto a nível europeu como nacional, integrando e promovendo projetos de desenvolvimento que visam explorar e aplicar novos conceitos de produção com incorporação de serviços de valor acrescentado, inovação e tecnologia. No plano nacional o Grupo ISQ tem desenvolvido atividade relevante no cluster das tecnologias de produção – PRODUTECH – dinamizando projetos que visam aumentar a competitividade das empresas produtoras de bens de equipamento. É o caso do projeto “Sistemas de Produção Inteligentes”, inserido num dos projetos do cluster de que o ISQ foi responsável. Neste âmbito, e num trabalho de parceria, o ISQ desenvolveu funcionalidades e aplicações avançadas para equipamentos de produção que permitiram torná-los mais “inteligentes”, autónomos, flexíveis e disponíveis, bem como mais produtivos e competitivos, conforme demonstrado em diferentes equipamentos e indústrias (exemplos: Adira, CEI, Azevedos Indústria, Colep Portugal, Idepa). As funcionalidades e aplicações desenvolvidas recorreram a diferentes tecnologias, como as de informação e comunicação, monitorização e controle, realidade virtual e avançada, permitindo, no final, aumentar a “inteligência” do equipamento e aumentar a sua disponibilidade. Estes desenvolvimentos proporcionam novas formas de interação homem-máquina e de produtor-utilizador de equipamento, que servem de base para novos serviços a incorporar nos equipamentos. Este projeto do cluster Produtech, que terminou em 2014, constituiu o início de um processo de preparação da indústria para os desafios futuros, facilitando a incorporação dos novos conceitos presentes na “Indústria 4.0”. Muitos destes desenvolvimentos são transversais e aplicáveis a diferentes setores industriais, o que permite ao ISQ desempenhar um papel de relevo pela abrangência de atuação dos serviços que presta e do know how acumulado.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta