ISQ e ARALAB distinguidos nos Food & Nutrition Awards 2017

O ISQ e a ARALAB foram distinguidos no âmbito dos “Food & Nutrition Awards” com o inovador projeto ‘Grow2Green’ que está a revolucionar a forma como se cultivam alimentos (“indoor farming”).

“A grande motivação do ISQ para este projecto é o contributo tecnológico que podemos trazer, mas também criar um produto que se possa colocar em vários países, nomeadamente em países do Médio Oriente e outras regiões com dificuldades ao nível da água ou com condições naturais adversas à produção de frescos.” Refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Por isso mesmo, a importância deste conceito não se resume apenas à produção agrícola. Apresenta um potencial de futuro no que respeita ao desenvolvimento académico e de investigação. Neste campo, assume particular relevância a cooperação com centros de I&D, Universidades, Escolas Agrárias e a muitas outras áreas do conhecimento. Desta união vão nascer novos princípios que certamente irão solidificar a tecnologia existente, abrindo portas a novas soluções futuras.

O Indoor Farming consiste numa tecnologia inovadora e sustentável para produção de vegetais frescos, saudáveis, sem pesticidas e herbicidas em qualquer local ou altura do ano. Um dos grandes benefícios desta tecnologia é eliminar a dependência do clima ou de uma estação do ano em particular, sendo possível produzir o que se quer, onde se quer, na altura do ano em que se quer, sem qualquer tipo de condicionalismos meteorológicos. Estamos a falar da produção de vegetais em ambiente totalmente controlado ao nível de luminosidade, temperatura, humidade e CO2. Por se tratar de um ambiente fechado e controlado, as plantas crescem protegidas das agressões exteriores. Caso de produtos hortícolas (rúcula, alface, ervas aromáticas) e outros frescos sem o recurso a herbicidas e pesticidas, reduzindo-se significativamente os custos e o impacte ambiental na produção e na cadeia logística. O projecto está a ser desenvolvido em Castelo Branco, apoiado no laboratório de eficiência energética do ISQ, e contando com a participação de uma equipa técnica multidisciplinar.

O Indoor Farming vem demonstrar não só que é possível cultivar vegetais sem recurso a solo ou luz solar mas também que é possível fazê-lo de forma sustentável, com baixos consumos de água e energia, de forma economicamente rentável e com um produto final de qualidade superior.

 

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta