ISQ colabora com ESO na construção do maior telescópio óptico do mundo

  O Grupo ISQ acaba de assinar um contrato com o ESO (Observatório Europeu do Sul) para a participação na construção do maior telescópio óptico e de infravermelhos do mundo, o European Extremely Large Telescope (E_ELT), um projeto que levará nove anos a ficar operacional e envolverá um orçamento aproximado de mil milhões de euros. Este contrato vem validar a confiança que o ESO coloca nas competências do grupo ISQ, em função da relação de parceria construída na última década. No caso do E_ELT o ISQ participará ao nível da Gestão e Garantia da Qualidade na construção de infraestruturas complexas, inspeções técnicas e engenharia de um novo telescópio óptico terrestre, cuja dimensão, complexidade e tecnologia não tem paralelo. Neste projeto o ISQ irá apoiar o ESO na Garantia da Qualidade da construção e montagem (Quality Assurance/Quality Control – QA/QC) junto dos fabricantes das estruturas e dos sistemas mais críticos. Uma vez que as diferentes partes do Telescópio serão feitas por toda a Europa e Brasil, o ISQ, acompanhará as ações consideradas críticas, e que dizem respeito ao processo de construção, transporte, montagem e aceitação final. No caso concreto da construção do espelho principal, que será constituído por 800 pequenos segmentos hexagonais, o ISQ será responsável por todo o acompanhamento, desde o fabrico dos hexágonos, ao seu transporte, montagem e testes finais. As principais valências do grupo português ISQ estarão mais uma vez relacionadas com o seu vasto know-how em Gestão e Garantia da Qualidade na construção de infraestruturas complexas, Inspeções Técnicas e Engenharia em concreto nas áreas da, Qualificação de Processos Especiais, Metrologia, Óptica, Estruturas Metálicas e Inspeções não Destrutivas. Na corrida a este concurso estiveram vários players internacionais, nomeadamente alemães. A construção do E_ELT está a cargo de um consórcio de países Europeus no qual também participam o Brasil e o Chile e será neste último país, no planalto desértico do Atacama, a 3000m de altitude, que decorrerá a construção daquele que será o único e maior telescópio óptico em operação no mundo. A sua construção terá início em 2016 e demorará cerca de nove anos até ficar operacional.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta