ISQ convidado a integrar consórcio austríaco

O ISQ foi convidado a integrar o projecto HiPA2l (High Performance Additive manufacturing of Aluminium alloys) que tem como objetivo desenvolver novas ligas de alumínio, destinadas a processos de fabrico ou manufatura aditiva, sob a forma de fio de soldadura, para a construção de componentes camada a camada. Este projeto, constituído por quatro parceiros austríacos (AIT-LKR, SinusPro, MatCalc Engineering e TU Wien) e pelo ISQ, vem revolucionar os materiais usados na aeronáutica, sector automóvel e outros.

“Estamos a falar da Industria 4.0 em plena ação onde as competências e o know-how do ISQ foram reconhecidos como uma mais-valia pelo consócio Austríaco”, refere Pedro Matias, Presidente do ISQ. “A inovação no desenvolvimento destas ligas inclui um conjunto de propriedades superiores em resistência, alongamento, resistência à corrosão e fabrico de novas formas mais complexas o que é muito importante para sectores como o automóvel e a aeronáuticas por exemplo”, acrescenta Pedro Matias.

O impacto esperado inclui novos fios desenvolvidos para melhorar o desempenho, a eficiência e a produtividade em indústrias como a aeronáutica e a automóvel, incluindo também o conhecimento aprofundado da metalurgia das ligas, desde a matéria-prima até à produção de componentes.

No fundo, o resultado do projeto pode aplicar-se a qualquer indústria que utilize ligas de alumínio e pretenda fabricar produtos por fabrico aditivo, ou seja, passando por uma só fase em vez de vários processos. Logo, conclui o Presidente do ISQ, “a poupança de tempo e de recursos é enorme pois as etapas em termos de processo são menores”. As ligas vão ser produzidas no parceiro AIT-LKR.

A intervenção do ISQ foca-se na caracterização dos componentes produzidos com as novas ligas desenvolvidas recorrendo-se, principalmente, a ensaios mecânicos, controlo não destrutivo e resistência à corrosão.

Em suma, estamos a falar de desenvolvimento de novos materiais, novas formas mais complexas que oferecem maior resistência e que poderão ser muito úteis a várias indústrias no futuro. 

O HiPA2l é financiado pelo Programa Horizonte 2020, através da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

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