ISQ e C.M.MAFRA participam em projeto internacional de eficiência energética em edifícios

O ISQ e a Câmara Municipal de Mafra integram o consórcio do projeto MOEEBIUS (Modeling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability). Este projeto visa desenvolver uma metodologia holística de otimização do desempenho energético para melhorar as estratégias de modelação da eficiência energética e disponibilizar ferramentas de simulação inovadoras. Este projeto nasce da necessidade de dar resposta ao elevado consumo energético nos Edifícios (40% do consumo de energia total a nível Europeu) bem como, às ineficiências existentes na operação e utilização dos mesmos. O Projeto MOEEBIUS tem como objetivo criar uma plataforma informática avançada de gestão de energia em edifícios, que permita identificar as complexidades de operação dos edifícios, tais como o impacto dos comportamentos dos utilizadores no consumo de energia, o desempenho e utilização dos equipamentos energéticos, entre outros. Para tal serão realizadas simulações previsionais, que visam otimizar, em tempo real, o desempenho energético dos Edifícios. As metas estabelecidas decorrentes da implementação desta plataforma inovadora são ambiciosas na medida em que se pretende reduzir o consumo de energia dos Edifícios em 35% e ainda garantir a satisfação dos utilizadores em níveis acima de 95%. No passado mês, em Bruxelas, deu-se o arranque do projeto MOEEBIUS. Este terá uma duração de 3 anos e meio, e é composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros, liderados pela Fundación Tecnalia. O seu orçamento total ronda os 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros estão associados à participação portuguesa. A implementação dos desenvolvimentos do projeto será testada em 3 casos de estudo localizados em três países Europeus: Portugal, Inglaterra e Sérvia. O potencial demonstrador do projeto é de todo relevante, pois será validada a sua adaptabilidade e versatilidade em diferentes tipologias de edifícios e com distintas condições climáticas. O caso de estudo português será realizado em edifícios da Câmara Municipal de Mafra, nomeadamente num Complexo Escolar e no edifício dos Paços do Concelho, pretendendo-se que a comunidade e os stakeholders locais/regionais/nacionais sejam envolvidos através da criação de um Living Lab. O contributo do ISQ está centrado no desenvolvimento de componentes técnicas para a plataforma, tais como metodologias inovadoras para a avaliação do desempenho energético, melhoria da modelação da qualidade do ar interior, desenvolvimento de novos modelos de negócios para a gestão de energia, e ainda dar suporte ao caso de estudo nacional. Esta iniciativa é financiada pela Comissão Europeia, no âmbito no programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, designadamente – Horizonte 2020.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta