ISQ no Parlamento Europeu

ISQ no Parlamento Europeu No passado dia 5 de Abril, o ISQ participou numa sessão de esclarecimento no Parlamento Europeu, em Bruxelas, dirigida aos Deputados do Parlamento Europeu e seus convidados, sobre “A importância da formação dual na Europa: Que modelos de sucesso? Que parcerias para diminuir o desemprego e tornar mais eficiente a formação europeia?”. Esta sessão contou com ilustres oradores oriundos do CEDEFOP, Comissão Europeia, Governo Holandês, entidades formadoras Alemãs e Austríacas, Eurochambres, Business Europe, Euro Students Association, etc. Margarida Segard, Directora Adjunta da Formação do ISQ e Directora Executiva na Associação Europeia de Formação Profissional, com sede em Frankfurt – EVBB, presidiu ao encerramento da sessão em que diversos membros do Parlamento presentes se comprometeram a prosseguir, a nível nacional e europeu em: • Estratégias de flexibilização da formação profissional direccionadas para competências técnicas (saber-fazer) e menos teóricas e académicas, incluindo acções de informação sobre formação dual em vários Estados-membros • Programas de implementação da formação dual suportadas em parceiras estratégicas com empresas • Campanhas de marketing social da formação dual e de sensibilização das empresas altamente tecnológicas e com capacidade de formar jovens (grande passo para o emprego) Portugal assume uma taxa de desemprego crescente de 17,5% e de desemprego jovem de 38,4%, a par de uma taxa Europeia (27 países EU) de 10,9% e de 23,2% para os mesmos segmentos de desempregados. A Europa precisa cada vez mais de competências técnicas e cada vez menos de saberes académicos. Os sistemas Europeus baseados em formação dual (Alemanha, Áustria, Holanda) contribuem para uma economia mais equilibrada e competitiva, na qual a formação prática e útil de jovens integra a actividade diária de qualquer empresa. Por toda a Europa assistimos ao aumento das vagas para empregos técnicos e altamente especializados e por outro lado os jovens aumentam o segmento de desempregados. “Menos Gaps de competências, mais e melhor formação dual, um caminho para o sucesso”. É a mensagem com que o ISQ tem activamente participado em Bruxelas e em diversos países, no âmbito da EVBB e com apoio do CEDEFOP. Mais uma etapa de sucesso nesta causa apoiada também pelo ISQ.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta