ISQ organiza visita técnica para a AK Austríaca

ISQ organiza visita técnica para a AK Austríaca

  O ISQ organizou a pedido da AK – Câmara de Trabalho Austríaca uma visita técnica a Portugal, que visou conhecer o estado da arte do desenvolvimento económico, partenariado e diálogo social, incluindo as boas práticas em políticas de emprego e formação, parcerias com empresas, inclusão social e apoio aos trabalhadores menos qualificados. A Delegação integrou 18 especialistas, oriundos de diversas organizações da Áustria, desde a AK e Grupo austríaco BRZZ – parceiros europeus do ISQ de longa data – jornalistas, UGT, serviços do emprego centrais e regionais, e centros de formação. O ISQ e estes parceiros austríacos integram grupos de trabalho europeus que promovem formação técnica e tecnológica de excelência para o emprego e competitividade das empresas. A Delegação reuniu com o Presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, com a vice secretária-geral da UGT, Paula Bernardo, com a subdelegada regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Elsa Mano (com uma visita ao CF de Setúbal), com Augusto de Sousa, presidente da Rumo e com a Câmara do Barreiro. As questões do bem-estar social, salários e subsídios, cursos e sistemas de formação para o emprego, repartição de responsabilidades na formação entre Estado, empresas e formandos ou desempregados foram muito discutidas e analisadas ao nível dos indicadores e benchmark europeu. O presidente da AK, M Reiner Keckeis, referiu que foi uma oportunidade única para toda a Delegação perceber melhor os problemas que Portugal tem estado a viver, com enfoque nos cidadãos e nas empresas, e como as instituições e empresas portuguesas têm estado a responder. Foi relevada a necessidade de fortalecer as parcerias com organizações privadas e com as empresas mais ágeis e melhor conhecedoras do terreno (problemas e soluções), tal como sucede na Áustria, país que tem a taxa de desemprego mais baixa da Europa, com um modelo de partenariado económico e social muito forte. Desta visita técnica saíram reforçadas as parcerias europeias de “peer learning” e inovação na formação, diálogo e partenariado social, nas quais a AK, ISQ, IEFP e Rumo certamente participarão. A AK Vorarlberg- Câmara do Trabalho Austríaca protagoniza o modelo austríaco de envolvimento dos parceiros sociais na construção conjunta de soluções, que incluem para além do Estado e associações patronais e sindicatos, também a câmara de Trabalho (AK), de comércio e agricultura, as seguradoras, as associações profissionais, empresas, etc.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta