ISQ participa no 13º Encontro Nacional de Inovação COTEC 2016

O ISQ participa no 13º Encontro Nacional de Inovação COTEC 2016, no dia 22 de novembro, no Convento do Beato, em Lisboa, com a apresentação do projeto MAESTRI e ALENTEJO CIRCULAR.

O tema do encontro é economia circular, um modelo de desenvolvimento sustentável que permite devolver os materiais ao ciclo produtivo através da sua reutilização, recuperação e reciclagem, assegurando assim uma maior eficiência na utilização e gestão de recursos e um maior bem-estar do planeta e das populações.

Neste evento, o ISQ apresentará o projeto MAESTRI – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão de energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da eco-eficiência na indústria: “fazer mais (valor), com menos (recursos)”.

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, Programa Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, é liderado pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável. O MAESTRI tem uma duração de 4 anos e está a ser desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 5 Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido), liderados pelo ISQ. O seu orçamento total ronda os seis milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões estão associados à participação portuguesa. Os desenvolvimentos do projeto serão testados em quatro instalações industriais na Europa, duas em Portugal e duas na Alemanha.

Por sua vez, o projeto ALENTEJO CIRCULAR tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular. Desta forma, pretende-se promover o interesse e a sensibilização dos agentes para esta temática, empreender uma primeira abordagem às barreiras e oportunidades identificadas e estabelecer as condições de base para a realização de futuros projetos de economia circular nos referidos setores económicos.

O projeto ALENTEJO CIRCULAR constitui uma parceria entre o ISQ e a Universidade de Évora e foi aprovado pela Comissão Diretiva do Alentejo 2020, no âmbito de candidatura ao Aviso de Abertura de Candidatura n.º ALT20-53-2016- 08 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas “Qualificação”, tendo início em 01 de novembro de 2016 e terminando em 01 de novembro de 2018, com uma duração total de 24 meses.

O Encontro Nacional de Inovação COTEC 2016 tem a manhã dedicada a líderes, empresários, decisores públicos e à academia e, a parte da tarde dedicada a estudantes do ensino secundário e universitário.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta