ISQ quer atrair centro de competências do sector aeronáutico para Portugal

  Entrou na segunda fase de instalação o Centro de Ensaios do ISQ em Castelo Branco, que começará a funcionar no início de 2014. Este Centro tem já fechado um contrato com a Embraer que prevê a realização de testes no domínio da validação e concepção de novos produtos para aviões. Além dos sectores da aeronáutica e espacial, o centro oferece também a possibilidade de realizar ensaios a todo o tipo de estruturas complexas de grandes dimensões – como torres eólicas, componentes automóveis ou estruturas para a indústria naval, em todos os tipos de materiais, para sectores tão diversos como o aeronáutico, aeroespacial, energia, oil&gas, petroquímica ou automóvel. Estes ensaios permitem simular o impacto do tempo de vida sobre os materiais, sujeitando-os às condições reais de funcionamento e de desgaste a que estarão expostos ao longo da sua vida útil, podendo-se acelerar o envelhecimento e prever o comportamento em condições extremas, tanto das partes, como do todo. Esta infra-estrutura de testes vem complementar a oferta integrada em matéria de ensaios e outros serviços laboratoriais, permitindo reforçar as exportações de serviços já em 2014 e ajudar a fixar em Portugal os centros de desenvolvimento de produto dos sectores baseados em alta tecnologia. O objectivo é que os projectos decorrentes do I&D das empresas, e que já estão em fase de protótipo, possam testar se o design, os materiais e a mecânica correspondem às necessidades reais, mitigando todo o tipo de riscos – de qualidade, de segurança, mas também de viabilidade económica. O novo Centro de Ensaios de Castelo Branco permitirá ao ISQ passar a exportar, por ano, só a partir daquele pólo, mais de um milhão de euros de serviços baseados em alta tecnologia e know how desenvolvidos em Portugal. A decisão de investir neste Centro de Ensaios foi, em parte, suportada pelo extenso programa de testes que o ISQ está a desenvolver com a Embraer, com o objectivo de aprofundar o conhecimento quanto ao comportamento mecânico de materiais compósitos em aeroestruturas. Este programa irá envolver vários laboratórios do ISQ, numa colaboração que tem a duração prevista de dois anos. Considerando apenas os testes que já realiza em Castelo Branco, o ISQ exporta actualmente 350 mil euros por ano, nomeadamente para os projectos da Agência Espacial Europeia. O Centro de Ensaios do ISQ em Castelo Branco representa um investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, apoiados pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) e irá criar emprego qualificado na região, aproveitando a integração do ISQ naquela zona. O ISQ está presente em Castelo Branco há cerca de 20 anos, onde possui já laboratórios na área da termodinâmica e de ensaios aeroespaciais, que ocupam hoje cerca de 10.000 metros quadrados, na zona industrial de cidade.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta