ISQAPAVE no projeto Falcão em Angola

Na Província do Zaire, Norte de Angola, desenvolve-se o projeto Falcão com vista à criação de infraestruturas necessárias para fornecer, no curto e médio prazo, gás natural aos futuros projetos industriais a nascer no Soyo. Fruto de uma decisão estratégica do governo angolano, este projeto visa aumentar a produção de energia elétrica no país e conta com a consultoria técnica do ISQapave.

O projeto Falcão insere-se no projeto mais vasto de utilização de gás natural em Angola, gás esse proveniente da exploração offshore de petróleo e gás natural. Este projeto é composto por um gasoduto com 500mm de diâmetro (20”), com cerca de nove quilómetros de extensão, que irá ser conectado à fábrica da ALNG já existente no Soyo, localizada na Base do Kwanda. Dele faz parte também uma Unidade de Receção e Distribuição de Gás (URDG), implantada numa área de 10 mil m2, com toda a parte de filtragem, inceneração, controlo e comando, bem como uma Linha de Exportação com 400mm de diâmetro (16”), que alimentará a futura Central de Ciclo Combinado do Soyo – Fase 1.

O projeto Falcão é realizado pela SONAGÁS – Sonangol Gás Natural, empresa com a qual o ISQapave assinou, em outubro de 2015, um contrato no valor de 5,16 milhões de dólares para a prestação de Serviços de Gestão do Projeto, designadamente serviços de consultoria técnica. O projeto tem uma duração estimada de 16 meses e o seu fim está previsto para abril de 2017.

A equipa do ISQapave adstrita ao projeto conta com técnicos em exclusividade, qualificados em áreas diversas, sendo responsável por várias atividades, entre elas: análise e validação da Engenharia de Detalhe; verificação e aprovação dos procedimentos técnicos de construção; acompanhamento e aprovação dos processos de fabrico de materiais e equipamentos; inspeção de construção; validação da documentação produzida no âmbito da construção e preparação do comissionamento e assistência no comissionamento da instalação.

Reconhecida pela SONAGÁS, a mais-valia da participação do ISQapave no projeto Falcão está na sua capacidade e conhecimento para abarcar todas as especialidades das diversas áreas da construção desta infraestrutura, nomeadamente trabalhos de construção civil e de construção mecânica, bem como de eletricidade e instrumentação, desde a análise de materiais e equipamentos até à automação, passando pelas instalações elétricas, proteção catódica e comunicações por fibra ótica.

Autor: Carlos Oliveira, director operacional ISQAPAVE

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta