NANoREG apresenta resultados finais em Paris

O projeto europeu NANoREG (A Common European approach to the regulatory testing of manufactured nanomaterials), onde o ISQ é coordenador nacional está agora na reta final.

Este é um projeto de cerca de 50 milhões de euros, com mais de 87 parceiros de 19 países, que têm como mote comum contribuir para o desenvolvimento de nanomateriais seguros para os trabalhadores, consumidores e meio-ambiente.

A nível nacional participam também no projeto a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e o Instituto Português de Qualidade.

Os resultados finais foram apresentados na conferência científica conjunta NANoREG, PROSAFE e OCDE, entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro, em Paris. O ISQ esteve presente como membro do NANoREG e do Strategy Policy Group (projeto ProSafe).

Um dos principais resultados do NANoREG é o documento Framework for the Safety Assessment of nanomaterials, elaborado ao longo do projeto e, que estará disponível brevemente para consulta pública. O documento estabelece um enquadramento dos nanomateriais e das estratégias de avaliação da sua segurança, no contexto do regulamento Europeu REACH, e propõe novas estratégias (práticas e eficientes do ponto de vista económico) que também poderão ser aplicadas neste contexto.

Também no âmbito do NANoREG foi desenvolvida uma “Toolbox” que poderá ser utilizada pela indústria, legisladores, entidades reguladoras e comunidade científica. Trata-se de uma base de dados, estruturada de forma a complementar e a apoiar a implementação do Framework for the Safety Assessment of nanomaterials, que lista diversas ferramentas, tais como procedimentos de ensaio, documentos guia, documentos normativos e bases de dados, ferramentas estas atualmente existentes e passíveis de serem utilizadas.

É de salientar que o consórcio NANoREG concordou em tornar os dados e os deliverables do projeto disponíveis publicamente. Estes dados, poderão ser utilizados no âmbito de outros projetos a decorrer ou em atividades futuras. Esta iniciativa, apoiada por todos os parceiros, reflete o interesse comum de continuar a contribuir de uma forma concertada para o desenvolvimento responsável das nanotecnologias. Confira os resultados

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta