Nanotecnologia – Ao encontro do seu desenvolvimento sustentado e responsável

Nanotecnologia – Ao encontro do seu desenvolvimento sustentado e responsável

  O 1º Encontro Nacional ”Nanotecnologia: Legislar para Competir” constituiu um acontecimento relevante no domínio da nanotecnologia e nanomateriais em Portugal. Realizado no passado dia 3 de abril, e promovido pelo ISQ em consórcio com o INSA, IPQ e DGS, o evento contou com a presença de mais de centena de participantes, de diferentes instituições, públicas e privadas, e como oradores estiveram representantes de Reguladores, Indústria, Ciência, Associações Industriais e Entidades do Sistema Científico e Tecnológico. O evento foi transmitido por livestreaming e seguido, por esta via, tanto em Portugal como em vários países Europeus e Brasil. A elevada e interessada participação no Encontro reflecte o interesse que a nanotecnologia e os nanomateriais desperta na comunidade sobretudo nas suas vertentes de segurança, saúde e ambiente. O Encontro foi organizado no âmbito do projecto Europeu NANoREG “A common European approach to the regulatory testing of nanomaterials”, e nele debateu-se a importância da criação e/ou desenvolvimento de legislação/regulamentação para o desenvolvimento sustentado e responsável da nanotecnologia. Só a existência de uma legislação/regulação adequada permitirá minimizar os potenciais riscos de exposição e introduzir no mercado produtos seguros para o consumidor e o ambiente sem comprometer a competitividade e a inovação. Este encontro constituíu uma excelente oportunidade para a transferência de conhecimento, partilha de pontos de vista, promoção do diálogo entre diferentes stakeholders e para potenciar futuras colaborações entre as diversas entidades nacionais envolvidas na inovação e desenvolvimento da nanotecnologia. No final do Encontro ficou bem patente a relevância e premência da implementação de legislação/regulamentação no sentido de um desenvolvimento responsável e sustentado das nanociências, nanotecnologias e nanomateriais, como catalisadores do progresso económico e social do nosso País. Poderá ter acesso às apresentações realizadas pelo ISQ no evento, respectivamente pelo seu administrador, Joaquim Guedelha e pela Coordenadora do PToNANO, Helena Gouveia.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta