Parceiros de projeto internacional de eficiência energética em edifícios reúnem-se na Ericeira

Nos dias 2 e 3 de Novembro, a Câmara Municipal de Mafra e o ISQ receberam os parceiros internacionais, para a segunda reunião do projeto MOEEBIUS – Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability, projeto este que visa dar resposta ao elevado consumo energético nos edifícios e às ineficiências na sua operação e utilização.

A reunião aconteceu na Ericeira e teve como propósito efetuar um balanço do trabalho desenvolvido no primeiro ano do projeto e a definição do plano para os próximos seis meses. Paralelamente, foram realizadas visitas técnicas aos edifícios-piloto portugueses, localizados no Município de Mafra, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho, a Escola Básica e o Jardim Infantil da Venda do Pinheiro.

Com duração de três anos e meio, o projeto internacional tem três casos de estudo localizados em três países europeus, sendo eles Portugal, Inglaterra e Sérvia. A nível nacional, o estudo será realizado em edifícios da Câmara Municipal de Mafra, mais especificamente num Complexo Escolar e no edifício dos Paços do Concelho.

Além do Município, o país é representado pelo Instituto da Soldadura e Qualidade – ISQ. O seu contributo passa pelo desenvolvimento de componentes técnicas para a plataforma, tais como metodologias inovadoras para a avaliação do desempenho energético, melhoria da modelação da qualidade do ar interior, desenvolvimento de novos modelos de negócios para a gestão de energia e dar suporte ao caso de estudo nacional.

O MOEEBIUS é composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros e financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento – Horizonte 2020. O orçamento total ronda os 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros correspondem à participação portuguesa.

Salienta-se ainda a importância de Portugal ao integrar este projeto, pois posicionar-se-á na vanguarda ao nível da Eficiência Energética em Edifícios no contexto europeu.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta