Projecto Interail – Sessão de Demonstração

Projecto Interail – Sessão de Demonstração Final O ISQ e a REFER apresentaram em 19 de Março, em Portalegre, o projecto Interail – sistema de inspecção e avaliação de carris, “integrado, mais rápido, mais eficiente”, que promete melhorar a segurança do transporte ferroviário. A sessão de demonstração final do projecto, teve lugar no Centro Cultural de Castelo de Vide e contou com as presenças dos presidentes do ISQ, Manuel Cruz e da REFER, Rui Loureiro e de especialistas portugueses, franceses, ingleses e gregos. Este projecto, coordenado pelo ISQ e envolvendo as áreas de I&D e CND, é o resultado de quase quatro anos de trabalho de um consórcio de 13 parceiros europeus – entre empresas e universidades de sete países, como a França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Chipre e Grécia – envolvendo um investimento de cerca de cinco milhões de euros. Os parceiros deste projecto integraram num só veículo ferroviário cinco tecnologias diferentes de inspecção dos carris que transmitem dados para um software, que viaja a bordo e que faz o diagnóstico do caminho-de-ferro sobre o qual circula, identificando as zonas onde estão os defeitos e registando a condição do carril. Na estação ferroviária de Portalegre foi realizada uma demonstração com um protótipo que incorpora nos seus rodados sistemas de ultra-sons e electromagnéticos, que permitem “ver” o interior do carril e detectar fissuras. Em simultâneo, estão instalados aparelhos que medem as imperfeições da via, os desgastes ondulatórios e as dimensões de perfil do carril. A parte mais inovadora é o facto de estes sistemas estarem integrados e de tudo isto poder ser feito a velocidades superiores a 80 Km/hora. Os resultados deste projecto podem ser aplicados nos caminhos-de-ferro de todo o mundo, permitindo minimizar a ocorrência de falhas, tornar a inspecção mais eficiente e mais rápida e melhorar a segurança do transporte ferroviário. O projecto Interail foi desenvolvido no âmbito do Sétimo Programa Quadro da Comissão Europeia para o Programa dos Transportes. Site do projecto  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta