Projeto SOLA – formação e-learning

Projeto SOLA – formação e-learning, turismo sustentável e TICs

No passado dia 27 de setembro, data em que se celebrou o Dia Mundial do Turismo, o ISQ Formação promoveu a conferência final do projeto SOLA (Simple Open Learning Advancement) – um projeto dedicado ao tema do turismo sustentável e ao impacto das tecnologias da informação e comunicação na formação no setor do Turismo.

Este projeto foi aprovado pelo Programa Erasmus +, da Comissão Europeia (ação-chave 2 da cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas), desenvolvido em parceria entre Portugal, Áustria, Polónia, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda e Republica Checa.

O projeto SOLA visa responder a necessidades emergentes no setor do turismo na União Europeia, que cada vez mais procura incorporar as questões da sustentabilidade. A parceria do projeto dedicou-se ao desenvolvimento de um currículo de formação e dos respetivos conteúdos formativos na área do turismo sustentável, à implementação de um curso de formação de sensibilização para as questões do turismo sustentável e, ainda, à capacitação de formadores em b-learning (o que permitirá aos formadores produzir conteúdos de formação online de forma autónoma e adaptando esses conteúdos às exigências nacionais e locais).

Esta conferência contou com dois momentos distintos, o primeiro dedicado às exposições dos key-speakers, iniciando com uma mensagem de abertura por Catarina Miranda, coordenadora do sector de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do ISQ Formação, seguida de Nuno Moreira, especialista e empreendedor na área do turismo com o tema “Turismo Sustentável na Europa”.

Outra temática dedicada às “Necessidades Formativas para o Turismo Sustentável”, foi apresentada por Davide Orlandini, em representação do Instituto Formazione Operatori Aziendali, Centro de Formação e Consultoria de Itália.

Margarida Segard, em representação da Associação Europeia dos Institutos da Formação Profissional (EVBB) e do ISQ, apresentou o tema “Formação de Formadores: A importância da TIC na Estratégia 2020”.

O tópico “Novas Tecnologias e Recursos Educativos Abertos” foi explanado por Gerado Escobar, em representação da Universidad a Distancia de Madrid.

Para finalizar este primeiro momento da conferência foram apresentadas as “Boas práticas & Aprendizagens no Projeto SOLA” por Gabriele Winkler, em representação do Instituto de Formação Profissional austríaco BFI OOE, o parceiro coordenador do Projeto SOLA, e por Margriet Wassing, em representação do instituto de educação de adultos e formação profissional, ROC Midden da Holanda.

O segundo momento da conferência, contou com a realização de uma mesa redonda para debater o tema “Inovação e Desenvolvimento de Competências no sector do Turismo”, positivamente marcado pela intervenção do público. Este espaço de partilha de ideias, para além de contar com a participação de alguns dos parceiros envolvidos no desenvolvimento do projeto, contou também com a presença de Mónica McGill em representação da Rede de Turismo Criativo “Casas Brancas” e Nuno Moreira proprietário do hostel “Be my Guest Lisboa”.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta