,

COOPWELD

Acrónimo: COOPWELD

Designação do projeto: Robótica Colaborativa para Soldadura de Componentes em Construção Soldada.

Código do projeto: 006438

Custo Total: 888.205,03 €

Valor de financiamento: 581.784,41 €


Objetivos:

O projeto CoopWeld pretende demonstrar que integração de programação offline para robôs, sensorização avançada e sistemas de realidade aumentada permite a utilização de soldadura robotizada no fabrico de pequenas séries de conjuntos estruturais de forma competitiva. O sistema CoopWeld é um sistema focado nas PME’s e nas suas necessidades específicas e pelas suas caraterísticas será o primeiro sistema dedicado à soldadura automática de estruturas metálicas para PMEs. O sistema demonstrador CoopWeld resultará da combinação dos resultados de investigação do projeto FP7-SMERobotics CLARiSSA com a técnica de realidade aumentada (projection mapping), para obter um sistema cooperativo onde o robô realiza as tarefas de menor valor acrescentado e com maior consumo de tempo e o operador fica responsável pelas operações de montagem facilitadas através do sistema de realidade aumentada que se encontra a bordo do robô.
No projeto serão ainda desenvolvidas ferramentas intuitivas de apoio à decisão ao nível da soldadura que irão tornar o sistema mais fácil de operar e contribuir para o aumento da sua produtividade e qualidade. O desenvolvimento do sistema inovador CoopWeld, irá revolucionar o importante segmento da fabricação de estruturas metálicas em construção metalomecânica, detida maioritariamente por PMEs. Uma ampla e alargada divulgação e disseminação do projeto será realizada utilizando vários suportes de comunicação onde as demonstrações, são sem dúvida as mais relevantes.

Os resultados esperados podem ser quantificados da seguinte forma:

1 – Desenvolvimento de uma célula robótica com capacidade de produção estimada em 15.000ton/ano;

2 – Redução do custo de soldadura em 50%;

3 – Desenvolvimento de um equipamento adaptável à realidade das PME’s, com espaço de implantação reduzido, custos acessíveis de aquisição e manutenção e reduzido período de retorno do investimento, menor que 3,5 anos

4 – Disseminação ampla do novo protótipo desenvolvido junto da comunidade nacional dos setores da construção metálica e de outros, potencialmente beneficiários (e.g. naval, …),, demonstrando a sua capacidade de aumento de competitividade. Estão previstas diversas atividades de disseminação sendo as mais relevantes a das demonstrações, workshops, participação em feiras, website, conferências.


This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation program under grant agreement No  680570.


Setor do Projeto:
País:
Parceiros: INESC-TEC (PORTUGAL), ISQ (PORTUGAL), NORFERSTEEL (PORTUGAL)
Programa EU: NORTE 2020
Coordenação do Projeto: SARKKIS ROBOTICS (PORTUGAL)
Contacto do Projeto:
Ano de Início: 2015
Duração: 2017