EETur

Acrónimo: EETur

Designação do projeto: Eficiência Energética em Empreendimentos Turísticos do Algarve para a Competitividade e Sustentabilidade

Código do projeto: ALG-46-2017-05

Custo Total: 191.082,50 €

Valor de financiamento: 174.104,97 €


Objetivos:

O projeto EETur- Eficiência Energética em Empreendimentos Turísticos da Região do Algarve para uma maior Competitividade e Sustentabilidade do Setor, tem como objetivo estratégico promover a transferência de conhecimento científico e tecnológico na área da Eficiência Energética (EE) e Energias Renováveis (ER) para os empreendimentos turísticos, sensibilizando o setor para as melhores metodologias, tecnologias e modelos de negócio existentes, com vista à promoção de uma maior competitividade e sustentabilidade do turismo do Algarve.

As referidas tecnologias e metodologias constituem-se como soluções inovadoras, decorrentes de atividades anteriores de projetos de I&D do ISQ, viabilizando ganhos efetivos a nível da ecoeficiência dos empreendimentos turísticos e consequente redução de custos energéticos e pegada de carbono.

Paralelamente a estas vantagens, o projeto é passível de ser replicado para outros setores de serviços a nível regional, apresentando assim um elevado potencial de difusão da inovação com geração de impactos positivos também nesses setores.

Este projeto têm os seguintes objetivos operacionais:

  • Identificar os principais problemas e desafios no setor dos empreendimentos turísticos da região do Algarve no âmbito da eficiência energética (EE) e implementação de energias renováveis (ER), com vista à realização de uma transferência de conhecimento científico e tecnológico eficaz.
  • Sensibilizar e mobilizar as empresas do setor para a importância da EE e ER como fator complementar no aumento da eficiência e competitividade, demonstrando o impacto económico da integração de tecnologias e metodologias inovadoras, bem como de novos modelos de negócio.
  • Elaboração de um roadmap que servirá de suporte às empresas do setor na definição das estratégias a desenvolver e implementar, nos domínios da EE e das ER.
  • Transferir de forma efetiva o conhecimento resultante da atividade de I&D do ISQ nas temáticas do projeto, promovendo o envolvimento e interação de todos os stakeholders.
  • Promover, junto de empresas do setor dos empreendimentos turísticos da região do Algarve a adoção de metodologias e tecnologias que contribuam para o aumento da sustentabilidade e promoção de uma economia mais circular.
  • Reforçar a base científica e tecnológica nacional e fortalecer a cooperação entre as empresas e instituições científicas no domínio da investigação, desenvolvimento, utilização de tecnologias e metodologias mais ecoeficientes no âmbito da EE e implementação de ER nos empreendimentos turísticos da região do Algarve.
  • Contribuir para a imagem ambiental e o reconhecimento internacional do setor do Turismo na região do Algarve

Este projeto recebeu financiamento do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, correspondendo à operação com o código ALG-46-2017-05.       


Setor do Projeto: Turismo e hotelaria
País: Portugal
Parceiros:
Programa EU: Portugal 2020
Coordenação do Projeto: ISQ (PORTUGAL)
Contacto do Projeto: sic@isq.pt
Ano de Início: Novembro 2017
Duração: Outubro 2019
Website: