SIM4.0

Acrónimo: SIM4.0

Título: Sistemas Inteligentes de Monitorização 4.0

Investimento: 572.761,50

Incentivo: 486.847,28


Objetivos:

O projeto tem por objetivo transferir conhecimento científico e tecnológico sobre sistemas inteligentes de monitorização para o tecido industrial nacional. Este conhecimento é resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus e pretende-se através desta transferência contribuir para suprir falhas de informação e conhecimento, sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos industriais tradicionais. A transferência de conhecimento é realizada através de workshops e de ações de demonstração em cenários industriais distintos que visam mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (e.g., monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial) no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais.

Desafios Industriais

O intenso desenvolvimento tecnológico aliado a alterações profundas nos mercados e modelos de negócio, requer novas abordagens de produção industrial de forma a permitir que a indústria se mantenha competitiva e base de sustentação do modelo económico e social europeu.

A transição das empresas (sobretudo PME) para novos referenciais requer, por um lado, sensibilização para a necessidade de mudança de paradigma, e por outro, transferência de conhecimento científico e tecnológico que permita a sua capacitação.

O projeto SIM4.0 aborda uma temática essencial no contexto industrial: a monitorização de equipamentos, processos e sistemas e a gestão inteligente de dados e fluxos de informação, base da implementação do paradigma i4.0. A forma de evidenciar os benefícios da implementação do novo paradigma i4.0 é realizada através da transferência de conhecimento científico e tecnológico, resultante do desenvolvimento de projetos de I&D nacionais e europeus, para contextos reais em PME, assim demonstrando e disseminando o conhecimento necessário a um aumento da maturidade tecnológica das empresas.

Detalhes da abordagem 

A estratégia de abordagem do projeto SIM4.0 inicia-se por workshops genéricos sobre os paradigmas e desafios industriais do sec. XXI, os quais pretendem sensibilizar a indústria em geral, passando depois para workshops específicos nos setores alvo do SIM4.0: bens de equipamento; componentes e agroalimentar. A fim de melhor alicerçar os novos conhecimentos, são desenvolvidas demonstrações nos 3 setores e amplamente disseminadas. A elaboração de roadmaps tecnológicos integrando os resultados do projeto constitui uma ferramenta de suporte à implementação futura de soluções de sistemas inteligentes de monitorização.

Metodologia de trabalho

  • Realização de workshops (WS) de sensibilização e diagnóstico

O principal objetivo dos WS é o de sensibilizar as empresas para os desafios dos novos paradigmas industriais e perceber junto destas quais os seus requisitos, objetivos estratégicos e dificuldades na implementação de soluções inovadoras nas suas fábricas e analisar qual o impacto que estas soluções terão no futuro. Estas soluções deverão ser estudadas tendo em consideração a mitigação de vários desafios correntes na indústria, como é o caso da manutenção preditiva e ecoeficiência. Nesta atividade serão diagnosticadas diversas empresas em 3 setores industriais: bens de equipamento, componentes e agroindustrial e deste diagnóstico serão selecionadas 3 empresas que serão alvo de intervenção para desenvolvimento de aplicações piloto para demonstração.

  • Desenvolvimento de ações de Demonstração

O projeto prevê o desenvolvimento de 3 demonstrações em pilotos, 2 na área da manutenção preditiva e 1 na de gestão da ecoeficiência. As aplicações piloto são desenvolvidas a partir de resultados de I&D em Sistemas Inteligentes de monitorização, os quais serão adaptados/customizados às aplicações piloto selecionadas.

  • Roadmap

Serão elaborados roadmaps agregando todos os resultados do projeto com o objetivo de servirem de orientação às empresas na seleção, aquisição/desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e igualmente de servir aos decisores públicos sobre iniciativas/mecanismos a implementar para suprir falhas de mercado. Os roadmaps servirão igualmente como ferramenta de comunicação, um guia que irá comunicar qual a visão de desenvolvimento tecnológico dos setores para o futuro.

  • Disseminação

Tipo de projeto: SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico).


Setor do Projeto: Agroindustrial, Bens de equipamento, Componentes
País: Portugal
Parceiros:
Programa EU: H2020
Coordenação do Projeto: ISQ (PORTUGAL)
Contacto do Projeto: sim4@isq.pt
Ano de Início: 2017
Duração: setembro 2017 a agosto 2019