SAGRES – Serviços digitalizados com base em informação de satélites de Observação da Terra

O ISQ está a desenvolver o projeto SAGRES, baseado em serviços de deteção remota e em big data analytics, que recolhe informação de satélites de observação da terra da Agência Espacial Europeia (ESA).

O projeto SAGRES visa o desenvolvimento de um serviço inovador para dar suporte à decisão de prospeção de jazigos minerais no fundo do oceano (Deep Sea Mining). Está dividido em dois eixos – o de desenvolvimento tecnológico necessário para consubstanciar o método, e o de modelo de negócio.

Pretende ainda dar resposta à crescente necessidade de digitalização e de matérias-primas para abastecer a economia mundial.

Este projeto inclui novas áreas de competência para o ISQ, que vão desde o conhecimento da instrumentação embarcada em satélites, sistemas de informação geográfica e big data analytics, bem como competências base em geologia e oceanografia.

O ISQ está a trabalhar neste projeto com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem o apoio da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Nos primeiros 6 meses, o projeto tem o apoio da ESA e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta