Seminário: Segurança em Edifícios Administrativos e de Serviços

Seminário: Segurança em Edifícios Administrativos e de Serviços Foram identificados vários poluentes existentes no ar interior, agrupados pela tipologia de edifícios apresentada, que, podendo pôr em causa a saúde dos ocupantes, devem ser permanentemente monitorizados. Para além deste aspecto, referiu-se também a importância das inspecções dos sistemas AVAC, como complemento das avaliações da qualidade do ar, e deram-se vários exemplos de pontos críticos nos sistemas que deveriam merecer atenção numa inspecção desta natureza. A segurança contra incêndio e a segurança eléctrica foram temáticas igualmente abordadas como de primordial importância, tendo sido feito um resumo das várias situações que normalmente merecem atenção, por estarem não conformes e colocarem em risco as instalações e os seus ocupantes. Foi referida a importância de haver acompanhamento por uma terceira parte, não só em fase de projecto, mas também em fase de execução, como forma de mitigar este tipo de situações que são muitas vezes recorrentes e, em fase de exploração, deverão ocorrer inspecções periódicas dos sistemas instalados, para verificar a sua operatividade. Por fim, o ISQapave partilhou a sua experiência no que respeita à inspecção de elevadores em Angola. Debateram-se as questões mais importantes relativas a não conformidades e à sua classificação e também os riscos presentes aquando da manutenção e utilização de escadas rolantes, pois, cada vez mais, as mesmas são utilizadas em diferentes locais, em todo o país. O público foi extremamente receptivo à iniciativa, lotando os 100 lugares do Auditório, entre os quais se encontravam membros de organismos e instituições das áreas dos serviços, construção civil, indústria e manutenção. O evento suscitou não só o interesse dos profissionais da área, mas também dos media que divulgaram a realização do evento, alertando o público em geral para a importância do tema. De salientar a qualidade e pertinência dos temas das intervenções, enquadradas no contexto do crescimento angolano, e o sentido crítico para as condições de trabalho em segurança e saúde, como foi possível constatar pelos momentos de debate entre o público e os oradores. No seminário foram igualmente anunciados seis novos cursos da área da Segurança a integrar o catálogo de formação ISQapave/CINFOTEC: Qualidade do Ar Interior; Inspecção e Equipamentos AVAC; Riscos Eléctricos; Inspecção de Elevadores; Medidas de Autoprotecção e Medidas Passivas e Activas de Segurança Contra Incêndio.  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixar uma resposta