Auditoria, monitorização e controlo remoto de sistemas de protecção catódica

A protecção catódica é um método de mitigação da corrosão, aplicado geralmente em estruturas enterradas ou submersas, eventualmente em combinação com a aplicação de um revestimento.

O respectivo projecto baseia-se, essencialmente, nas características próprias da estrutura a proteger e do meio envolvente, nomeadamente o meio electrolítico: resistividade eléctrica, características físico-químicas e microbiológicas.

A contribuição deste sistema para a integridade da estrutura a proteger exige o controlo dos parâmetros relevantes para a protecção catódica.

Tradicionalmente, a monitorização do desempenho é realizada efectuando medidas de potencial e débitos de corrente, discretas e faseadas no tempo, avaliando também o desempenho dos elementos constituintes designadamente flanges ou juntas isolantes, tomadas de potencial, eléctrodos de referência, ânodos, transformadores rectificadores e discriminadores de sobre-tensões, sempre que aplicáveis.

Atendendo a que a forma como este controlo é efectuado deve consistir numa solução eficaz, eficiente, exacta, economicamente viável, reduzindo custos com reparações e que permita um diagnóstico, de preferência precoce, o ISQ disponibiliza igualmente aos seus clientes uma tecnologia de monitorização remota que dispensa as idas regulares ao campo, poupando tempo e recursos, monitorizando e controlando remotamente o sistema, avaliando a existência de interferências e possibilitando ainda a detecção precoce de avarias e mau funcionamento.

A disponibilização de um programa de simulação, que permite um diagnóstico local do nível de protecção, bem como a avaliação de eventuais alterações no sistema, como sejam a introdução de danos localizados no revestimento, interferência com outras estruturas, a previsão da condição dos componentes perecíveis do sistema, como o revestimento e/ou ânodos, possibilita uma acção correctiva eficaz e adequada sobre o mesmo.

O que fazemos

  • Projecto de sistemas de protecção catódica
  • Implementação de sistemas de protecção catódica
  • Monitorização, presencial ou remota, dos parâmetros relevantes
  • Inspecção e diagnóstico de sistemas existentes, nomeadamente no que se refere a medidas de potencial, condição dos revestimentos (DCVG e CIPS)
  • Optimização do desempenho dos sistemas
  • Caracterização dos ambientes a que os equipamentos estão expostos (resistividade do meio e características físico-química)

 



NÃO ENCONTROU O SERVIÇO PRETENDIDO? FAÇA UMA PESQUISA ABAIXO


Digite abaixo a sua pesquisa ou utilize os vários filtros disponíveis.


Setor de Atividade:

Tipo de Serviço:

Laboratório Responsável:










Contacto / Mais Informação

Por favor preencha os campos abaixo