Certificação de soldadores e operadores de soldadura

Sendo a soldadura considerada um “processo especial” importa assegurar que o pessoal executante possui e mantém os conhecimentos e a habilidade necessários à execução de soldaduras com a qualidade exigida.

A Certificação de Soldadores/Operadores de Soldadura tem como objectivo garantir que o soldador/operador domina o processo de soldadura e os materiais envolvidos, sendo capaz de produzir soldaduras com qualidade.

O ISQ fornece o serviço de certificação de soldadores e operadores de soldadura de acordo com  normas internacionais, códigos de construção ou especificações particulares de clientes emitindo certificados reconhecidos em todo o espaço Europeu e também em muitos outros países.

 

Modo de actuar

  • Recepção do pedido de certificação (ver os contactos ao lado)
  • Análise e resposta do pedido de certificação
  • Marcação do exame de certificação
  • Realização de Exame, onde se inclui:
    • Soldadura do corpo de prova
    • Inspecção visual
    • Ensaios não destrutivos
    • Ensaios destrutivos incluindo maquinagem dos provetes
  • Emissão de certificados ou declaração de reprovação

 

Temos um processo de apelos relativos a exames e decisão de certificação ao qual poderá recorrer se assim o entender.

Para isso basta enviar esse pedido para OCS@isq.pt, ao qual se seguirá uma análise do respectivo processo e respectiva resolução.

Os apelos deverão ser apresentados num prazo de quatro semanas, após a constatação dos factos que o motivaram. Caso tenha uma reclamação relativamente à actuação de um Soldador Certificado, ou que de alguma forma esteja relacionada com a actividade de certificação de soldadores, poderá enviar a reclamação para OCS@isq.pt.

Uma vez recebida a reclamação, está será devidamente analisada.

Caso deseje receber informação relativa a uma Pessoa certificada por nós, entre em contacto connosco e teremos todo o gosto em fornecer-lhe essa informação.

 

Requisitos necessários à certificação

O acesso à certificação como soldador é garantido a qualquer pessoa que requeira a mesma desde que satisfaça os requisitos definidos em baixo e nas condições de certificação a utilizar:

  • O candidato deverá ter a idade mínima legal para entrar no mercado de trabalho
  • Demonstrar antes do início do exame que realiza com à vontade a preparação e a utilização dos meios que vai utilizar durante o exame de certificação (na altura do exame o inspector de soldadura faz a verificação.

A validação desta verificação é demonstrada pela permissão para iniciar o exame).

 

O ISQ é uma entidade autorizada para realizar certificação de soldadores com base nas seguintes normas: EN 287-1 EN ISO 9606-1 EN ISO 9606-2 EN ISO 9606-3 EN ISO 9606-4 EN ISO 14732 ASME IX API 1104

 

Os Certificados emitidos segundo as Normas Referidas seguem o pressuposto para a certificação de soldadores de acordo com a Norma NP EN ISO/IEC 17024, mantendo um compromisso de imparcialidade em todas as actividades de certificação de soldadores.

O exame de certificação de soldadores/operadores de soldadura pode ser realizado nas instalações dos requerentes ou nas instalações do ISQ.

 

Actualizações Normativas

Nos últimos anos na área de certificação de soldadores/operadores houve duas actualizações de referência em normas, nomeadamente a implementação da norma EN ISO 9606-1:2013 (que veio substituir a norma EN 287-1:2011 para a certificação de soldadores de aço) e a implementação da norma EN ISO 14732:2013 (que veio substituir a norma NP EN 1418:2002 para a certificação de operadores de soldadura).

Caso deseje manter os seus certificados de acordo com as normas EN 287-1:2011 ou NP EN 1418:2002 e estes satisfaçam as suas necessidades, poderá fazê-lo sem necessidade de realizar nenhum ensaio adicional, mas caso deseja actualizar o seu certificado, veja as suas opções:

  • Se for soldador certificado de acordo com a norma EN 287-1:2011 ou operador de soldadura de acordo com a NP EN 1418:2002 e caso o certificado (ainda válido) esteja a caducar, saiba que o poderá revalidar de acordo com a norma EN ISO 9606-1 ou norma EN ISO 14732 (o que for aplicável), ficando com um certificado renovado de acordo com a nova norma, cuja gama de validade será de acordo com a nova norma de certificação. Para mais informações contacte-nos.
  • Se for portador de um certificado de soldador EN 287-1:2011, saiba que o pode actualizar para um certificado de acordo com a EN ISO 9606-1:2013. Ao avançar com este processo ficará com um certificado de acordo com a norma EN ISO 9606-1:2013 cuja data de validade será a mesma do seu certificado original e a sua gama de validade de actuação será de acordo com a nova norma EN ISO 9606-1:2013 Para mais informações contacte-nos.

 

Outras normas ou códigos e especificações particulares

O ISQ certifica soldadores segundo Normas específicas do cliente na condição de, após uma análise processual dos documentos elegidos como base para a certificação, os mesmos serem considerados tecnicamente correctos.



NÃO ENCONTROU O SERVIÇO PRETENDIDO? FAÇA UMA PESQUISA ABAIXO


Digite abaixo a sua pesquisa ou utilize os vários filtros disponíveis.


Setor de Atividade:

Tipo de Serviço:

Laboratório Responsável:










Contacto / Mais Informação

Por favor preencha os campos abaixo