Ensaios de avaliação de materiais e embalagens plásticas

Os ensaios de avaliação de materiais e embalagens poliméricas são realizados com o objectivo de fazer o seu controlo de qualidade, que consiste na análise de defeitos, controlo dimensional, análise de superfícies e identificação do material polimérico.

Para concretizar este objectivo o LABMAT – Laboratório de Materiais dispõe dos seguintes serviços:

Ensaios metalográficos

Este ensaio consiste na caracterização do material e na análise de defeitos, através da técnica de microscopia óptica. Análise de superfícies Esta análise consiste na observação de superfícies, a elevadas ampliações, através da técnica de microscopia electrónica de varrimento (SEM). Adicionalmente, o equipamento de microscopia electrónica de varrimento (SEM) dispõe de um sistema de microanálise por dispersão de energias (EDS), que permite a determinação da composição química localizada e, assim, identificar o tipo de inclusões ou de heterogeneidades existentes nas superfícies analisadas.

Identificação de material polimérico

O laboratório dispõe do equipamento de espectroscopia de infravermelhos por transformada de Fourier (FTIR), que permite identificar os grupos funcionais ou ligações químicas, contribuindo para definir o tipo de polímero constituinte do material ou da embalagem polimérica.

Fibras de amianto

A identificação e quantificação de fibras em materiais (por exemplo: fibras de amianto), pode ser realizada por métodos analíticos como a microscopia óptica de contraste de fase, complementada com a microscopia electrónica.

DESTINATÁRIOS



NÃO ENCONTROU O SERVIÇO PRETENDIDO? FAÇA UMA PESQUISA ABAIXO


Digite abaixo a sua pesquisa ou utilize os vários filtros disponíveis.


Setor de Atividade:

Tipo de Serviço:

Laboratório Responsável:










Contacto / Mais Informação

Por favor preencha os campos abaixo