Geotecnia ambiental

O ISQ disponibiliza o serviço de geotecnia ambiental, actividade direccionada para a avaliação, prevenção, controle ou remediação da contaminação do subsolo e das águas subterrâneas.

A metodologia utilizada, passa pela realização de sondagens a profundidades pré-estabelecidas, para recolha de amostras de solo e/ou água subterrânea.

As amostras são enviadas para o laboratório de Química e Ambiente onde são submetidas a ensaios físicos, químicos e biológicos, para determinação das concentrações dos poluentes em estudo ou para ensaios de lixiviação estáticos e/ou dinâmicos, com vista à avaliação da qualidade dos lixiviados e/ou estudo do comportamento dos contaminantes (mobilidade, reactividade, etc.).

Uma vez que Portugal não possui ainda legislação referente a critérios de qualidade para os solos, os resultados obtidos em estudos de geotécnica ambiental são comparados com normativos internacionais, como sejam as Normas de Ontário (Canadá) ou a legislação Espanhola e Holandesa.

Para a execução de sondagens geotécnicas o ISQ recorre a parcerias estabelecidas com empresas da especialidade, que possuem todos os equipamentos necessários a uma correcta extracção de amostras em conformidade com os normativos internacionais, tendo sempre como objectivo a correcta preservação das amostras desde a fase de recolha até ao laboratório.



NÃO ENCONTROU O SERVIÇO PRETENDIDO? FAÇA UMA PESQUISA ABAIXO


Digite abaixo a sua pesquisa ou utilize os vários filtros disponíveis.


Setor de Atividade:

Tipo de Serviço:

Laboratório Responsável:










Contacto / Mais Informação

Por favor preencha os campos abaixo