Investigação de acidentes de trabalho

A investigação de acidentes de trabalho envolve um exame metódico de um incidente do qual resultaram danos pessoais, passando portanto a ser considerado como um acidente de trabalho.

Esta investigação está directamente ligada à identificação de factos e de circunstâncias relacionadas com o acontecimento, bem como com a determinação de causas e desenvolvimento de acções correctivas para controlo dos riscos.

O início da investigação começa por procurar obter respostas para as seguintes questões:

  • O que aconteceu?
  • Como aconteceu?
  • Porque aconteceu?

Na posse destes dados a equipa de investigação pode identificar os factores críticos que provocaram o incidente e determinar as suas causas, utilizando a metodologia mais adequada, das quais destacamos a metodologia RCA (Root Cause Analysis).

Estando as causas identificadas, poderão ser feitas as recomendações tendentes à sua eliminação, resultando assim na prevenção de ocorrências similares (actos / condições inseguras) ou caso ocorram, haja redução da gravidade dos danos.

O processo de investigação pode passar pelas seguintes fases:

  • Implementação – mobilização da equipa, início de levantamento de dados, recolha e preservação de provas, etc… Investigação – análise preliminar de dados, entrevistas, análises, testes, etc…
  • Análise – identificação dos factores críticos e das causas básicas ou do sistema
  • Correcção – elaboração de relatório com proposta de acções correctivas


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