Sustentabilidade industrial: consórcio do projeto WaterWatt (H2020) reuniu-se em Portugal

Entre os dias 2 e 3 de novembro, realizou-se a segunda reunião do consórcio WaterWatt, nas instalações do , em Oeiras. Este é um projeto que pretende aumentar a eficiência energética nos circuitos de águas industriais.

Até ao momento, foi concluída a tarefa de avaliação da implementação das políticas europeias de eficiência energética e em cada um dos países (Alemanha, França, Itália, Noruega, Portugal e Reino Unido) e setores de atividade (aço, alimentar, químico, papel, cerâmico) que constituem cada um dos casos de estudo do projeto.

Esta etapa permitiu conhecer os stakeholders dos setores industriais representados no projeto uma vez que contou com questionários, entrevistas e revisão bibliográfica sobre a forma como os diferentes setores abordaram a aplicação das diretivas europeias, sobre e eficiência energética, nos diferentes países, a barreiras que tiveram na sua implementação e as boas práticas aplicadas. Este relatório estará brevemente disponível no website do projeto (www.waterwatt.eu).

Já a segunda etapa deste projeto passa pela construção da Plataforma Plataforma E3 (Energy Efficiency Evaluation). Sendo a modelação dos circuitos de água uma tarefa essencial para a construção da Plataforma E3, os parceiros do projeto visitaram os circuitos de água selecionados em estudos, nestes dois dias.

A plataforma estará disponível online e, permitirá ao utilizador fazer, através de técnicas de gamification, um diagnóstico energético dos seus circuitos de água, com sugestões de melhoria e indicação de preços de mercado, simular novas configurações para os circuitos e efetuar análises de benchmarking.

Este é um projeto coordenado pela DECEHEMA, a associação química alemã, sendo o o único parceiro português, num consórcio de constituído por 6 parceiros (da Alemanha, da Noruega, da Itália e do Reino Unido). Além disto, o WaterWatt é um projeto financiado pelo programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, o Horizonte H2020 e tem um orçamento total de cerca de 1,8 milhões de euros, para uma duração de 36 meses.

O WaterWatt, desenvolvido pelo Sustainable Innovation Centre do Grupo , constitui mais um passo para consolidar a experiência e conhecimento adquirido ao logo dos últimos anos na área de investigação da ligação água-energia, premiando a sua aposta neste sector, no sentido de cumprir a sua missão de apoio científico-tecnológico à Indústria nacional.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixar uma resposta