18 de junho | MAESTRI Final Conference

No dia 18 de junho, o ISQ realizou a Conferência Final sobre o projeto europeu MAESTRI.

Trata-se do Projeto Europeu de investigação e desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries – que visa a criação de um sistema integrado de gestão da energia e recursos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da ecoeficiência na indústria: fazer mais (valor), com menos (recursos).

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte 2020, Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, foi liderado pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável.

O MAESTRI teve uma duração de 4 anos e foi desenvolvido por um consórcio de 15 entidades europeias oriundas de 5 Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido). Os desenvolvimentos do projeto foram testados em quatro instalações industriais na Europa, duas em Portugal e duas na Alemanha e visavam uma redução do consumo e uma poupança da ordem dos 20% em 4 anos de atuação.

Nesta última conferência foram assim apresentados os resultados deste projeto de I&D e diversos casos de estudo, sob o tema central da Sustentabilidade Industrial e o futuro da Indústria.

O ISQ contou com a participação de diversos parceiros nesta conferência, nomeadamente a de Steve Evans, professor na Universidade de Cambridge, que muito nos honrou ao deixar o seu testemunho.

Assista aqui ao vídeo.

 

 

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.