ISQ renova contrato no valor de 3 milhões de euros na Guiana Francesa
O Grupo ISQ fecha novo contrato para a prestação de serviços de apoio às atividades de operação e de montagem, integração e teste de foguetões no Porto Espacial Europeu (Spaceport) de Kourou, o CSG, Centre Spatial Guyanais, na Guiana Francesa. Este contrato vai permitir que o ISQ continue presente no CSG, de forma permanente, até 2022 e representa uma faturação superior a 3M€. O ISQ é a única entidade portuguesa presente, em permanência, no Spaceport de Kourou, desde 2004.
Quer isto dizer que a engenharia portuguesa é uma referência no Centro Espacial Europeu onde são lançados os foguetões de três sistemas de lançamento: o Ariane 5, o Soyuz e o Vega.
Este centro espacial tem uma cota, do mercado mundial de satélites geoestacionários civis, superior a 50%, o que significa que mais de metade dos satélites geostacionários colocados em orbita nos últimos anos tiveram o acompanhamento de engenheiros do ISQ. Estes satélites orbitais destinam-se a assegurar serviços que vão desde as telecomunicações, internet e observação da terra.
Uma das componentes mais sensíveis desta atividade, ao nível da segurança, é o controlo e gestão de actividades de risco como é o caso do manuseamento de matérias perigosas, em especial as hidrazinas: o combustível utilizado para a propulsão dos satélites.
Atualmente são realizados 12 lançamentos de foguetes por ano, o que corresponde a cerca de um lançamento por mês.
ISQ
Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
Latest posts by ISQ (see all)
- Competências em Gestão do Risco é uma aposta estratégica - 12 Janeiro, 2018
- Materiais mais ecológicos na indústria dos revestimentos - 12 Janeiro, 2018
- ISQ participa na reunião do projeto ClimACT em Madrid - 12 Janeiro, 2018
Deixe uma resposta
Quer contribuir para a discussão?Sinta-se a vontade para contribuir!