201801201801mar01 scaled

Projeto SAGRES capta interesse da Nautilus Minerals

O Projeto SAGRES, que visa o desenvolvimento de um sistema inovador de suporte à decisão e monitorização ambiental para atividades de prospeção e exploração de jazigos minerais no fundo do oceano, recebeu o convite da Nautilus Minerals para visitar a sua sede em Brisbane, Austrália.

A Nautilus Minerals é a entidade industrial mais avançada do setor de Deep Sea Mining e irá arrancar com o primeiro projeto mundial de extração de recursos minerais do leito oceânico já em 2019. Na visita, o ISQ apresentou o projeto Sagres, os seus resultados e as oportunidades de negócio na indústria de Deep Sea Mining. Ficaram ainda definidos os próximos passos de colaboração entre as duas entidades.

O sistema inovador de suporte à decisão do projeto SAGRES tem por base dados remotos de observação da terra e utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial. Este sistema já foi testado num universo pequeno e representativo com resultados muito promissores.

IMG 9110
João Carvalho (Investigador do Departamento Sustainable Innovation Centre do ISQ), Ricardo Rato (Responsável de Departamento Sustainable Innovation Centre do ISQ), John Parianos (Diretor Técnico e geólogo chefe da Nautilus) e Paulo Chaves (Responsável pelo mercado aeronáutica e aeroespacial do ISQ).

Também lhe pode interessar