Apresentação da Norma NP EN ISO 50001

  Decorreu no passado dia 19 de Junho, no IPQ, a apresentação da NP EN ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização, trabalhada pela Comissão técnica 184, sob a presidência da Eng.ª Ana Cristina Effertz e na qual o ISQ se encontra representado. Foi num clima de entusiasmo e expectativa que desde Janeiro de 2012 decorreram os trabalhos de edição da Norma Portuguesa, envolvendo diversas organizações interessadas na temática. Prevê-se, à semelhança da ISO 50001, uma grande adesão no mercado nacional, quer pelo contributo efectivo em termos de gestão energética nas organizações, como pela elevada compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001 e impulsionada pelo quadro legislativo nacional. “A importância da ISO 50001 resulta de uma mistura da experiência verificada com as Normas da Qualidade e Ambiente e a necessidade cada vez mais premente das organizações adoptarem metodologias de gestão de energia como forma de se tornarem mais competitivas e também para cumprirem as suas obrigações de Responsabilidade Social. Em Portugal existe legislação aplicável a diversos sectores de actividade económica (tal como: SCE e SGCIE) que obriga as organizações a adoptarem metodologias de gestão de energia que podem ser aproveitadas para a implementação da ISO 50001. Antevejo a médio prazo uma adesão forte a esta Norma uma vez que a relação existente entre a legislação Nacional sobre gestão de energia e a 50001 trará benefícios para as duas partes envolvidas.” Eng.º Paulo Calau, Director Auditoria Indústria na ADENE – Agência para a Energia e membro da CT 184 contacto Sara Fernandes (Formação InterEmpresas)  

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.