Bolsa Pós-Doutoramento | Engenharia | Porto

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto mobilizador Nacional PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria do Futuro (POCI-01-0247-FEDER-024541), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica:

Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente

 

Requisitos de admissão:

Doutoramento em Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente, Engenharia Química, ou em áreas afins.

Será dada preferência a candidatos com experiência comprovada no desenvolvimento de modelos de simbiose industrial, assim como na área da utilização eficiente de recursos na indústria (energia, água, matérias-primas), experiência relevante em investigação aplicada na área da sustentabilidade; bem como competências nas áreas do ambiente e energia, eficiência e ecoeficiência de processos industriais, conhecimento de técnicas e tecnologias facilitadoras de simbiose industrial, capacidade de produção de relatórios técnico-científicos.

 

Plano de Trabalhos:

Este plano insere-se na atividade PPS3 “Sustentabilidade E Eficiência Integral De Sistemas De Produção” do projeto mobilizador nacional PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria do Futuro.

O candidato terá como principais funções, desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento relacionadas com: 

– o desenvolvimento de ferramentas integradas para avaliação da ecoeficiência e eficiência de recursos, com vista ao apoio à decisão informada na identificação de melhorias estratégicas para melhorar a eficiência global dos sistemas de produção industriais;

– o desenvolvimento de ferramentas para a implementação facilitada de simbiose industrial, de forma a cimentar as sinergias entre as atividades produtivas nas empresas;

O candidato terá igualmente como função implementar, testar e validar os diferentes resultados (metodológicos, ferramentas, etc.) em ambiente real através dos parceiros industriais do projeto.

Elaboração de relatórios (incluindo de renovação ou de fim de bolsa tal como previsto na Legislação aplicável).

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf) e Regulamento de Bolsas do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ).

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)/Vila Nova de Gaia, Rua do Mirante, nº 258, 4415 – 491 Grijó. As atividades serão realizadas funcionalmente no Sustainable Innovation Centre, grupo de I&D do ISQ que desenvolve investigação aplicada no domínio da sustentabilidade industrial. O trabalho será sob a orientação científica do Doutor João Ribau.

 

Duração da bolsa e Regime de Atividade:

A bolsa terá a duração de 19 meses, com início previsto em Junho de 2018, em regime de exclusividade.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante mensal da bolsa é de 1495,00€ conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas como consta no Regulamento de Bolsas do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

 

Métodos de seleção:

Avaliação curricular em que serão ponderados os seguintes fatores:

  1. Relevância do curriculum académico (40%);
  2. Experiência anterior relevante na área de atuação prevista no plano de trabalhos do presente concurso (40%)
  3. Outros méritos relevantes (20%);

Caso o júri entenda necessário, os três candidatos melhor classificados de acordo com os critérios anteriores poderão ser convocados para entrevista. Havendo lugar a entrevista, a valorização percentual será de 60% para a avaliação curricular e de 40% para a entrevista.

 

Composição da Comissão de Seleção:

A Comissão de Seleção é constituída por:

Presidente: Eng. Ricardo Rato

Vogal: Doutora Muriel Iten

Vogal: Doutor João Ribau

Vogal: Doutor João Carvalho

Vogal: Doutora Tânia Marques

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e publico do ISQ, sendo o(s) candidato(s) notificado(s) através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 04-05-2018 a 18-05-2018

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para emprego@isq.pt, com o titulo “candidatura BPD/ISQ/PRODUTECHSIF/01”, acompanhadas dos seguintes documentos:

  1. Carta de motivação,
  2. Certificados comprovativos das habilitações académicas,
  3. Curriculum Vitae detalhado,
  4. outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

Número de vagas:

1

 

Tipo de contrato:

Termo certo

 

País:

Portugal

 

Localidade:

Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)/Vila Nova de Gaia, Rua do Mirante, nº 258, 4415 – 491 Grijó

 

Data limite de candidatura:

18 Maio 2018

 

Instituição de contacto:

Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)

 

Endereço:

Vila Nova de Gaia,

Rua do Mirante,

nº 258, 4415 – 491 Grijó

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *