Comunicar as nanotecnologias em português, o primeiro passo

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) editou recentemente o documento normativo DNP CEN ISO/TS 80004-1:2016 – “Nanotecnologias – Vocabulário –Parte 1: Terminologia de base”. Trata-se da versão portuguesa da Especificação técnica CEN ISO/TS 80004-1:2015, cuja elaboração foi coordenada pelo ISQ, no âmbito da Comissão Técnica de Normalização 194 – Nanotecnologias (CT 194).

Termos como nanotecnologia e nano-objeto encontram-se muitas vezes escritos de modos diferentes e até com diferentes definições, dependendo das fontes. A falta de harmonização da terminologia e das definições pode dificultar a comunicação de conceitos, por vezes complexos, sobretudo em domínios emergentes como é o caso das nanotecnologias. Assim, a harmonização “é um objetivo fundamental para facilitar a compreensão mútua e a utilização coerente, em todas as comunidades que desenvolvem e utilizam as nanotecnologias”. Nesse contexto, o novo documento DNP CEN ISO/TS 80004-1:2016, que engloba 16 termos e definições relacionados com a terminologia de base no domínio das nanotecnologias, “destina-se a facilitar a comunicação entre as organizações e os indivíduos na indústria e aqueles que com eles interagem”.

Este primeiro documento, que faz parte da série ISO/TS 80004 editada sob o título geral Nanotechnologies – Vocabulary, é o primeiro elaborado pela Comissão Técnica 194, criada há dois anos.

Esta comissão, cujo secretariado é assegurado pelo ISQ, conta com a participação de 37 entidades nacionais e estrutura-se em 4 subcomissões (SC) técnicas: SC1 – Terminologia e Nomenclatura; SC2 – Medição, caracterização e avaliação do desempenho; SC3 – Aspetos comerciais e outros relativos aos interessados e SC4 – Saúde, Segurança e Ambiente. É de salientar que, em 2016, a CT 194 pronunciou-se acerca de um total de 46 documentos em preparação pelos comités técnicos que acompanha quer a nível europeu (CEN/TC 352) quer internacional (ISO/TC 229).

O referido documento normativo poderá ser adquirido junto do IPQ.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.