Contratação de Investigador Júnior (PhD)

Referência:

CIJ/ISQ/Emprego Científico Institucional ISQ – Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida de Produtos e Componentes Industriais Soldados.

Área científica genérica:

Área1: Engenharia Informática Área2: Engenharia Química;  Área 3: Engenharia Mecânica ou Materiais;  Área 4:  Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Área científica específica:

Área 1: Matemática e Estatística;  Área 2: Modelação em Electroquímica e Corrosão;  Área 3: Modelação Manufatura Aditiva;  Área 4: Redes neuronais e ferramentas de apoio à decisão;

Resumo do anúncio:

O presente aviso visa a contratação de apenas 1 (um) doutorado júnior numa das quatro áreas cientificas mencionadas no âmbito de um Contrato Programa entre o ISQ e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa Emprego Científico Institucional – concurso de 2018 financiado pela FCT. O contrato de trabalho a celebrar no âmbito do Plano de Trabalhos da Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida de produtos e Componentes Industriais Soldados, terá uma duração máxima de 6 anos.

O candidato será selecionado de acordo com os critérios estipulados de acordo com a legislação aplicável independentemente da área científica especifica para a qual se candidata. A seleção será desta forma efetuada com base no CV e mérito da melhor das candidaturas.

 Área Científica:

Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Computadores e Engenharia Química de acordo com as áreas especificas mencionadas.

Requisitos de admissão:

Requisitos Gerais:

O candidato deverá apresentar um doutoramento nos domínios relacionados com as áreas cientificas mencionadas nos requisitos do concurso. O candidato deverá apresentar um perfil “júnior”, com reduzida experiência pós-doutoral ou sem currículo científico após doutoramento.

Preferência será dada no entanto a candidatos com experiência em participação em projetos e atividades de investigação, em colaboração com outras entidades de carácter científico internacionais (e.g. P2020, H2020) bem como na redação de relatórios técnicos, publicações cientificas e propostas de projetos, nomeadamente com particular foco na área da modelação e sistemas de apoio à decisão.  Capacidade de empreendorismo, trabalho em equipa, determinação e capacidade de decisão. Bons conhecimentos de Microsoft Office e forte domínio da língua inglesa, falada e escrita. Disponibilidade para deslocações ao estrangeiro e carta de condução.

Requisitos específicos/área cientifica:

Área 1: Experiência em desenvolvimento de algoritmos de optimização e machine learning para análise inteligente de dados; Preferência de aplicação a sistema energéticos, análise de sustentatibilidade (incluindo LCA) e eficiência de recursos; Programação em linguagens Open Source (PYTHON, HTML, CSS, ou outras)

Área 2: Experiência na área electroquímica e corrosão e modelação de mecanismos de degradação; Experiência em ensaios electroquímicos.

Área 3:  Conhecimentos de tecnologias de ligação e experiência em simulação numérica e modelação com elementos finitos. Valoriza-se igualmente candidatos com experiência em robótica (programação) e em CAD.

Área 4:  Conhecimentos sensorização e em  TIC  bem como em redes neuronais aplicadas de preferência a “Smart Farming”.

Plano de Trabalhos:

Os planos de trabalho apresentados para cada uma das áreas científicas inserem-se no Plano Global Estratégico apresentado ao Concurso do Emprego Científico Institucional – concurso 2018 da Unidade de I&D que o ISQ acolhe em “Análise de Ciclo de Vida de Produtos e Componentes Industriais Soldados (UI712).

O candidato (a) terá como funções principais desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento relacionadas com cada uma das áreas científicas:

 Área 1:

– Desenvolvimento de ferramentas inovadoras de suporte à decisão baseadas no mais recente conhecimento no domínio de métodos inteligentes (previsão, modelação, otimização e análise de dados), em linguagem open source, nomeadamente para aplicações de apoio a empresas na maximização da eficiência de recursos e energia numa lógica de economia circular.

 Área 2:

– Avaliação de novos materiais (previsão comportamental à corrosão) utilizados em “Plataformas off-shore para O&G e Eólicas” no que respeita aos mecanismos de corrosão e proteção anti-corrosiva (incluindo inibidores). Estudo de soluções “amigas” do ambiente como inibidores de corrosão alternativos e de “Scale” para superfícies em aço ao carbono. Desenvolvimento de sistemas de monitorização/sensorização de corrosão.

 Área 3:

– Avaliação de Processos de manufatura aditiva metálica (por arco eléctrico e laser) em particular de de multimateriais (introduzindo nanotecnologias).

– Simulação e modelação de deformações e tensões residuais em peças metálicas produzidas por manufatura aditiva.

– Inspeção não destrutiva de produtos fabricados por manufatura aditiva (On-line inspection);

– Certificações de produtos e processos em manufatura aditiva

– Programação de Robôs.

 Área 4:  – Desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão na gestão de explorações agrícolas no âmbito da implementação das TIC na agricultura (Smart Farming) com o objetivo de promover a eficiência energética e de recursos;

– Aplicação de redes neuronais para a previsão de desequilibrios ecológicos nos solos agrícolas e águas com o objetivo de promover a eficiência de recursos num contexto de economia circular;

 – Cybersegurança e desenvolvimento de modelos de resiliência para prevenção de catástrofes ambientais na agricultura.

Legislação e regulamentação aplicável:

Procedimento concursal será baseado no Regulamento do Emprego Cientifico (REC) nos termos dos artigos 17º e 28º alínea a) contratos a celebrar nas modalidades, duração e regime de exercício de funções previstos nos artigos 6º e 7º do D.L nº 57/2016, de 29 de Agosto, alterado pela Lei nº 547/2017, de 19 de Julho.

Considera-se níveis de remuneração previstos na regulamentação do nº 1 do artº 15º do DL nº 57/2016 de 29 de Agosto, alterado pela Lei nº 57/2017 de 19 de Julho.

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Investigação e Desenvolvimento do ISQ onde se encontra associada a Unidade de I&D em Análise de Ciclo de Vida em Produtos e Componentes Industriais Soldados.

Instituição de Acolhimento: ISQ-Instituto de Soldadura e Qualidade

Taguspark, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33 – 2740-120 Porto Salvo.

Duração da bolsa e Regime de Atividade:

– Duração contratual máxima será de 6 anos a tempo integral (40 horas semanais), em regime de exclusividade, com inicio expectável a 1 de Fevereiro de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante mensal do contrato inicial será de acordo com a Regulamentação aplicável e tabelas de remuneração – TRU 33 no valor de 2.128,34€; Acresce subsidio de alimentação, subsídios de férias e natal. O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção:

Os critérios de seleção terão por base os considerados no artº 5º do D.L nº 57/2016, de 29 de Agosto.

Avaliação curricular em que serão ponderados os seguintes fatores:

  1. i) Relevância do curriculum académico incluindo publicações (40%);
  2. ii) Experiência anterior relevante na área de atuação prevista no plano de trabalhos do presente concurso (40%).
  3. iii) Outros méritos relevantes nomeadamente atividades de gestão de projetos de I&D (20%);

Caso o júri entenda necessário, os três candidatos melhor classificados de acordo com os critérios anteriores, independentemente da área cientifica a que concorrem, poderão ser convocados para entrevista. Havendo lugar a entrevista, a valorização percentual será de 60% para a avaliação curricular e de 40% para a entrevista. Os candidatos serão selecionados pelo seu mérito individual e não pela área cientifica a que concorrem.

Composição da Comissão de Seleção:

A Comissão de Seleção é constituída de acordo como artº 13º do D.L nº 57/2016 de 29 de Agosto, por:

Presidente: Engº António Correia da Cruz/Engª Margarida Pinto

Vogal: Engº Ricardo Rato (Área 1)

Vogal: Dra. Ana Cabral (Área 2)

Vogal: Dr. Paulo Morais (Área 3)

Vogal: Engª Silvia Vara (Área 4)

Vogal: Dra. Tânia Marques (DRH)

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do ISQ, sendo o(s) candidato(s) notificado(s) através de e-mail.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas:

O recrutamento encontra-se aberto no período de 19-11-2018 a 19-12-2018

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para emprego@isq.pt, com o titulo “Candidatura CIJ/ISQ/Emprego Científico Institucional ISQ”, acompanhadas dos seguintes documentos:

  1. i) Carta de motivação,
  2. ii) Certificados comprovativos das habilitações académicas,
  3. iii) Curriculum Vitae detalhado,
  4. iv) e outros documentos considerados relevantes pelo candidato (e.g. carta de recomendação de outras entidades do sistema cientifico e tecnológico nacionais ou internacionais).

Número de vagas:

Apenas será selecionado 1 (um) candidato.

Tipo de contrato:

Termo incerto.

País:

Portugal

Localidade:

Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)/Oeiras – Taguspark

Data limite de candidatura:

19.12.2018

(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

Instituição de contacto:

Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)

Endereço:

Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33

2740-120 Porto Salvo

Email:

emprego@isq.pt

Website:

http://www.isq-group.com/

Habilitações académicas

Doutoramento em Engenharia mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, ou em eletrotecnia e Computadores ou em áreas afins. Dá-se preferência a candidatos com experiência em utilização de métodos computacionais (elementos finitos) na modelação e simulação nas áreas cientificas mencionadas no texto do presente Aviso.

Línguas exigidas

Português

Inglês

Experiência exigida em investigação

Conhecimento e Experiência em atividades de I&DI com especial preferência nas áreas científicas mencionadas no concurso, com relevância para candidatos com conhecimentos e experiência em modelação e Inteligência Artificial. Serão valorizadas produções e publicações cientificas em especial nas áreas de investigação referidas bem como estágios em instituições do sistema cientifico e tecnológico Nacionais e Internacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.