Inovação em materiais

O ISQ participa no projeto LightCoceBuilding an Ecosystem for the up-scaling of lightweight multi-functional concrete and ceramic materials and structures – que visa a criação de um ecossistema de inovação (Open Innovation Test Bed) para o desenvolvimento e aumento de escala de materiais e estruturas mais leves e multifuncionais, compostos fundamentalmente de betão e cerâmicos¸ para aplicação nos setores aeroespacial, aeronáutico e da construção.

O projeto conta com a participação de 26 parceiros europeus de 9 países da EU, dos quais 5 Grandes Empresas, 8 Entidades do sistema científico e tecnológico, 12 PME e 1 Associação.

Este ecossistema de inovação dá acesso aberto às PME e Indústrias, através de um único ponto de entrada, e propõe-se a alavancar o desenvolvimento tecnológico, apoiando os inovadores a ultrapassar as barreiras tecnológicas e regulamentares e a acelerar para o mercado os seus produtos, ao disponibilizar uma estrutura com diferentes valências, desde linhas-piloto, testes de caracterização de materiais e produtos, apoio técnico à normalização e ao cumprimento de requisitos legais, estudos ambientais e de segurança, modulação e otimização de processos e materiais, entre outros.

Neste projeto, o ISQ contribui para a avaliação do impacto da implementação das tecnologias desenvolvidas, do ponto de vista ambiental (avaliação do ciclo de vida), económico (custos de ciclo de vida), eficiência de recursos (recorrendo ao software ecoPROSYS©) e de segurança (apreciação do risco, com especial enfoque na nanosegurança). Irá também contribuir nas atividades de disseminação e exploração do projeto.

Para a validação do ecossistema, o projeto conta com 8 casos de estudo previamente selecionados e, posteriormente, com cerca de mais  10 a selecionar, em fase especifica do projeto (no terceiro ano do projeto), através da abertura de concurso a PME e indústria, dando o acesso livre à plataforma LightCoce e sem custos associados.

O LightCoce é financiado pelo programa H2020 e teve início em janeiro de 2019, estando a decorrer até dezembro de 2022.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.