ISQ desenvolve chassis inovador para a indústria automóvel

O Grupo ISQ integra um consórcio para o desenvolvimento e teste de componentes de chassis inovadores a partir de aços avançados de terceira geração e que são mais leves e de elevada resistência.

Do projecto, de nome LightChassis, fazem parte a universidade alemã RWTH Aachen University, a empresa alemã Salzgitter Mannesman Forschung, a espanhola Gestamp, a universidade grega de Thessaly e o centro italiano Ricerche FIAT. O projecto tem a duração de três anos e terá um investimento de mais de 1.3M€.

O ISQ fará o estudo de soldabilidade das novas ligas produzidas, bem como a caracterização metalúrgica e mecânica das juntas soldadas. Adicionalmente, far-se-á um estudo de impacto ambiental, através de metodologias de avaliação do ciclo de vida dos novos aços.

O Presidente do ISQ, Pedro Matias, refere que “com a redução do peso do automóvel potencia-se uma redução significativa do consumo e das emissões de CO2, bem como a performance do veículo, em termos de acelerações e recuperações. Uma grande mais-valia para o sector e para o consumidor no quadro da cada vez maior preocupação com o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas”.

De recordar que em Portugal o peso do veículo é uma das variáveis em matéria de taxação das portagens, de acordo com a atual legislação.

“Este projeto trará, portanto, grandes vantagens à industria automóvel já que a tendência do futuro – fruto de regulamentações, eficiência e segurança – é produzir componentes para carroceria e chassis mais leves. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é projetar um novo aço, com teor médio de manganês, que será um candidato para substituir os aços usados atualmente no componente do chassi e levar a uma redução adicional de peso”, acrescenta Pedro Matias.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.