ISQ na 1.ª Mostra De Economia Circular – Alentejo

O ISQ marcou presença na 1.ª Mostra de Economia Circular, no Alentejo, com o projeto E-Tijolo. Em representação do ISQ esteve Juan Henriques, da unidade I&Di – Baixo Carbono & Eficiência Energética do ISQ, para apresentar o E-Tijolo na Maratona de Projetos de Economia Circular, dedicada, no primeiro dia de evento, aos resíduos de construção/ demolição e aos novos desafios nacionais e transfronteiriços da Economia Circular.

Este projeto inovador integra beatas de cigarros na composição dos tijolos tradicionais– provenientes do EcoPontas da Câmara Municipal de Guimarães, através de processos de fabrico executados no Centro de Valorização de Resíduos. Temos como vantagens um produto mais leve, com melhores propriedades de isolamento e uma redução em 60% do consumo de energia necessária para a sua produção, aliando a vertente ambiental e a sustentabilidade à economia circular e inovação.

A mostra de Economia Circular do Alentejo foi promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo, com a finalidade de divulgar projetos de Economia Circular existentes, nomeadamente pelas empresas, comunidade académica e organismos públicos, e promover sinergias através da criação de uma rede de contactos. Decorreu no Campus do Instituto Politécnico, tendo contado com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

O conceito de Economia Circular resulta da necessidade de preservar, o máximo de tempo possível, a utilidade e o valor dos recursos materiais e energéticos. É um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo assim, num processo integrado, o conceito de fim-de-vida da Economia Linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.

ISQ

ISQ

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
ISQ
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.