ISQ participa no consórcio internacional de eficiência energética MOEEBIUS

O Sustainable Innovation Centre e o departamento de energia do ISQ estão a participar no consórcio internacional do Modelling Optimization of Energy Efficiency in Buildings for Urban Sustainability”. Em maio foram discutidos em Atenas os próximos passos do projeto.

MOEEBIUS é um projeto europeu de investigação e desenvolvimento, que visa melhorar a eficiência energética dos edifícios e disponibilizar ferramentas de simulação inovadoras, através de uma metodologia holística de otimização do desempenho energético. A meta é criar uma plataforma informática avançada de gestão de energia em edifícios, pretendendo reduzir o consumo de energia em 35% e garantindo a satisfação dos utilizadores em níveis acima de 95%.

O projeto será testado em três países europeus, Portugal, Inglaterra e Sérvia, do modo a validar a adaptabilidade e versatilidade de diferentes tipologias de edifícios em distintas condições climáticas. O caso de estudo português será realizado em edifícios da Câmara Municipal de Mafra, nomeadamente num Complexo Escolar e no edifício dos Paços do Concelho, pretendendo-se que a comunidade e os stakeholders locais sejam envolvidos através de um Living Lab.

Este projeto é financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, Horizonte 2020. O projeto iniciou-se em novembro passado, tendo uma duração de 3 anos e meio. É composto por um consórcio de 15 entidades europeias provenientes de 11 Estados Membros. O seu orçamento total ronda os 7,3 milhões de euros, dos quais cerca de 450 mil euros estão associados à participação portuguesa.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.