ISQ participa no maior programa europeu de liderança industrial na aeronáutica

O ISQ participa no Programa Europeu Clean Sky2, integrando o projeto AIRMES coordenado pela TAP na área da Manutenção, com um orçamento total de cerca de 6 milhões de euros e um financiamento de 4,6 milhões de euros.

O projeto conta com a colaboração de um consórcio de 12 parceiros, de 6 países Europeus, e visa o desenvolvimento de uma nova Arquitetura de Manutenção Integrada, implementado tecnologia de relevo, o que conduzirá a uma redução de custos de manutenção, aumento da disponibilidade e segurança das aeronaves.

A participação do ISQ no projeto AIRMES incidirá na implementação de tecnologias de realidade virtual ao processo de inspeção das frotas, contribuindo ainda com o seu já longo e vasto conhecimento na área da Gestão da Manutenção Industrial para o projeto em geral.

O Clean Sky2 é o maior Programa Europeu de liderança industrial de Investigação e Desenvolvimento no sector da Aeronáutica, com um orçamento total cerca de 4 Mil Milhões de euros, financiados por fundos comunitários no âmbito do programa Horizonte 2020 e pelos principais parceiros industriais Europeus do sector da Aeronáutica.

Este projeto constitui, o maior contrato com participação nacional deste programa, inserido nos tópicos estratégicos na plataforma demonstradora (IADP) Large Passenger Aircraft- LPA liderado pela Airbus. “Este projeto prossegue a estreita colaboração entre o ISQ e a TAP, em particular na área da investigação e desenvolvimento, tendo o ISQ realizado no passado projetos na área da manutenção industrial.

Está em curso um projeto ao nível do desenvolvimento de metodologias avançadas para a área da inspeção não destrutiva de aeroestruturas igualmente com a TAP-ME.

Para o ISQ a participação neste programa europeu significa mais um passo no reconhecimento do ISQ como infraestrutura tecnológica de apoio e interesse estratégico para o sector da aeronáutica, através do desenvolvimento de tecnologia e competências para um sector tão diferenciador, cumprindo assim mais uma vez o seu sentido de missão no apoio à Indústria nacional”, sublinha o Presidente do Conselho de Administração do ISQ, Eng.º Manuel Cruz.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.