ISQ promove eficiência energética e bioeconomia no setor do leite

O Grupo ISQ integra o consórcio do Projeto MilKEE que visa a capacitação e mobilização das explorações leiteiras para a eficiência no uso de recursos e promoção da bioeconomia. Esta participação surge no âmbito da área e intervenção de observação da agricultura e dos territórios rurais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020). O projeto decorrerá ao longo de um ano, atingindo diretamente cerca de 3.000 produtores de leite a nível nacional e corresponde a um investimento de cerca de 146.000€.

No projeto MilKEE, o ISQ, para além da abordagem direta à sustentabilidade do uso e recursos nas instalações, desenvolverá também uma ferramenta digital de diagnóstico e benchmark nas temáticas do projeto.

Esta iniciativa tem especial incidência nos seguintes domínios: melhoria da eficiência na utilização da água pelo setor agrícola; melhoria da eficiência na utilização de energia no setor agrícola e na indústria alimentar; melhoria da eficiência da utilização de subprodutos, promovendo a valorização florestal dos efluentes pecuários (economia circular); facilitação do fornecimento e utilização de fontes de energia renováveis, de subprodutos, resíduos e desperdícios e de outras matérias-primas não alimentares para promover a bioeconomia.

Os principais resultados a alcançar durante o projeto incluem: criação e desenvolvimento de conhecimento para o setor leiteiro no domínio da utilização eficiente de recursos; tipificação de boas práticas para a utilização de efluentes de bovinicultura leiteira na floresta; criação de uma ferramenta de apoio e criação de benchmarks, que permita um diagnóstico da situação atual da instalação face às temáticas do projeto e comparação da sua performance com outras instalações; capitalização de informação de outros projetos e transferir boas práticas, para o setor do leite e setor florestal; criação de dossier de boas práticas de referência para a utilização eficiente de recursos e promoção da bioeconomia das explorações leiteiras e setor florestal; sensibilização dos produtores de leite e das cooperativas demonstrando os benefícios da bioeconomia e da utilização eficiente de recursos.

O consórcio é liderado pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL (CONFAGRI) e conta com a parceria do ISQ; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; AGROS- União de Cooperativas de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, UCRL; LACTICOOP-União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego UCRL e PROLEITE-Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, CRL.

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.