ISQ realiza inspeções industriais a altas temperaturas sem paragem de serviço

O ISQ apresenta o projeto Hi2Trust que visa fornecer soluções integradas para inspecionar equipamentos industriais que estejam a operar a alta temperatura e sem necessidade de interromper o normal funcionamento da fábrica. O projeto conta com a ISPT como promotor líder, o ISQ e a Universidade Nova como parceiros tecnológicos e ainda a NAVIGATOR, onde decorreram os testes de validação do sistema.

Em Portugal quem poderá capitalizar este serviço em matéria de segurança e rentabilidade será a indústria petroquímica, química, industria de processo, energia e de transformação.

 

As fábricas para fazerem a sua manutenção, têm que saber à priori quais são os equipamentos que têm que renovar. Para tal, atualmente, os equipamentos que funcionam a alta temperatura, têm que parar de trabalhar para se poderem inspecionar. Com este sistema inovador desenvolvido, passa a ser possível inspeciona-los enquanto funcionam, garantindo a produção da fábrica, o que contribui para uma maior rentabilidade e segurança.

 

O produto desenvolvido poderá ser aplicado em qualquer indústria que tenha equipamentos a operar a alta temperatura, até aos 500ºC no caso de mapeamento de corrosão e 400ºC no caso de inspeção do soldaduras.

 

As tecnologias não destrutivas adaptadas e desenvolvidas para a inspeção de componentes a alta temperatura são EMATS – Ultra-sons para mapear defeitos de corrosão em todo o tipo de equipamentos; Phased Array – Ultra-sons para detetar defeitos internos às soldaduras; Correntes Induzidas para detetar defeitos superficiais em todo o tipo de equipamentos e Inspeção visual com câmaras de alta definição para inspeção visual das soldaduras.

ISQ

O ISQ é uma entidade privada e independente com 50 anos de actividade, que presta serviços de inspeção, ensaio, formação e consultoria técnica.

Oferecemos aos nossos clientes serviços e soluções integradas e inovadoras garantindo a conformidade dos seus activos e produtos com as normas e regulamentos em termos de qualidade, segurança, ambiente e responsabilidade social.

Latest posts by ISQ (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.