ISQ recebe consórcio europeu no sector da aeronáutica

  O ISQ acolheu, no início de Novembro, a segunda reunião anual do Projeto ASHLEY (Avionics Systems Hosted on a distributed modular electronics Large scale dEmonstrator for multiple tYpes of aircraft), onde cerca de 60 participantes e representantes da Comissão Europeia participaram. Trata-se de um Projeto de Investigação Europeu de grande dimensão e importância para o mercado aeronáutico e onde o ISQ participa. É financiado pelo Programa Quadro Europeu de Financiamento FP7, num orçamento que ronda os 39,8 M€, e liderado pela THALES Avionics. O consórcio do projeto é constituído por 36 parceiros internacionais de 13 países diferentes, onde se destacam os principais players da aeronáutica nomeadamente a AIRBUS, DASSAULT e a SAAB. A participação portuguesa conta ainda com a empresa GMV. O projeto ASHLEY visa a consolidação do conceito de arquitetura IMA2G (Integrated Modular Avionics) através da integração dos resultados de um projeto anterior – SCARLETT (SCAlable & ReconfigurabLe elEtronics PlaTforms and Tools) e de vários outros projetos nacionais associados à temática. As inovações serão suportadas por processos, métodos e ferramentas desenvolvidas de modo a permitir uma implementação eficaz nos sistemas de aviónica nos futuros programas para as aeronaves numa abordagem IMA2G (Segunda Geração IMA – Integrated Modular Avionics). Embora IMA1G esteja já a bordo de aeronaves como o A380, pretende-se que a plataforma IMA2G possa cobrir a maioria dos sistemas aviónicos e aeronaves. O ASHLEY será um recurso valioso na percussão e implementação do IMA2G para as aeronaves do futuro. Esta nova arquitetura e conceitos associados irão permitir a redução de unidades de processamento a bordo das aeronaves, integração de funções com uma maior eficiência e flexibilidade na manutenção dos sistemas de aviónica e redução de custos de operação e de manutenção.

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

O ISQ é uma entidade privada, independente, com sede em Portugal e que oferece aos seus clientes um vasto conjunto de serviços de Engenharia, Consultoria Técnica, Inspeções Técnicas, Ensaios e Testes e desenvolve também atividades de I&DT e Inovação.

Estes serviços são desenvolvidos pelo ISQ, ou pelas suas empresas participadas, recorrendo a equipas multidisciplinares e apoiadas em mais de 20 laboratórios acreditados. Os serviços são dirigidos aos sectores de Oil & Gas, Energia, Automóvel, Aeroespacial, Indústrias de Processo, Saúde, Transportes, Mobilidade, entre outros.
INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE

Latest posts by INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (see all)

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.