ecotermip

ECOTERMIP

Programa EU: COMPETE 2020

Coordenação: INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

Parceiros: ISQ

Ano de Início:  2018 

Duração: 2 anos

Contacto ISQ:

Setores: Agroindustrial, Bens de equipamento, Componentes, Construção Civil, Ecoeficiência, Indústria, Indústria automóvel, Outras Indústrias

 

Designação do projeto: EcoTermIP – Ecoeficiência nos processos térmicos

Custo total elegível: 790.401,00€

Valor de financiamento: 570.524,04€ (FEDER)

Código do projeto: Projeto n.º 26791

Data de início: 01-02-2018

Data de conclusão: 01-01-2020

Este projeto recebeu apoio do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Modelos Barras FUNDOS v04 3logos FEDER

 


RESUMO

O projeto EcoTermIP é focado na melhoria da ecoeficiência em setores estratégicos e de interesse relevante para a economia Portuguesa, assim a escolha desses setores recaiu sobre o setor da metalomecânica, cujo peso na indústria transformadora em Portugal (com base em dados do INE de 2009) é de 23% quanto ao número de empresas e de 26% quanto ao volume de negócios. O setor da cerâmica utilitária e decorativa, sendo o setor com o 2º maior volume de negócios, concentrando um maior número de empresas, o mais empregador e um dos maiores exportadores. O setor da fabricação de produtos à base de carne, sendo o subsetor com maior volume de negócios (16%), e com mais empregabilidade (15%) na industria alimentar e por fim o setor dos laticínios, também com peso relevante na industria alimentar portuguesa.

O projeto apresenta assim grande relevância não só para os setores visados, mas também para toda a economia e para o público em geral. Embora o projeto vá priorizar o envolvimento de empresas dos setores mencionados, nomeadamente nas diferentes atividades de sensibilização e de transferência de conhecimento, os resultados do projeto, nomeadamente as recomendações com vista à promoção da utilização racional de energia térmica e integração de tecnologias com base em energias renováveis em empresas, são aplicáveis e relevantes para outros setores de atividade a nível nacional.

Sendo este um projeto de transferência do conhecimento cientifico e tecnológico ao tecido empresarial, estão previstas várias tipologias de intervenção. Serão realizadas iniciativas de interação e demonstração de conhecimentos tecnológicos com vista à valorização económica, ações de disseminação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito da I&D, ações de valorização económica dos resultados de investigação e promoção de iniciativas que potenciem a obtenção e produção de informação relevante no contexto da valorização e transferência de conhecimento.

 

RESULTADOS ESPEDRADOS

O projeto ECOTERMIP irá desenvolver nos próximos dois anos um plano de ação que contempla quatro que, no seu conjunto, se constituem como uma estratégia sólida de modo a dar resposta aos fatores críticos e falhas de mercado identificadas no processo de reflexão.

A metodologia de trabalho proposta compreende, assim, as seguintes ações:

  1. Diagnóstico do referencial de partida nas empresas de cada setor
  2. Transferência de conhecimento e tecnologia para os setores
  3. Comunicação e disseminação do projeto
  4. Gestão, acompanhamento e avaliação do projeto