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Empresarialização dos Hospitais. ISQ apresenta EFICARE

O ISQ e a sua participada ISPT, colaboraram no desenvolvimento de um modelo de monitorização do desempenho da gestão da manutenção, eficiência energética e qualidade do ar Interior, denominado EFICARE, para unidades hospitalares.

Este projeto de investigação e desenvolvimento surge na sequência do objetivo estratégico de empresarialização dos hospitais públicos nacionais, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, visando-se melhorar a sua eficácia e eficiência, e já se encontra em funcionamento no Centro Hospitalar de Setúbal. Para a realização do projeto foi necessário um investimento de 733.464,00€, financiado a 64,56% (474.485,00€) pelo QREN.

Por empresarialização de hospitais entende-se a criação de um modelo organizativo, económico-financeiro e cultural centrado no utente (eficácia) e assente na eficiência de gestão (eficiência). Trata-se, portanto, de conseguir melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados percebida pelos utentes (eficácia) e, simultaneamente maximizar a eficiência operacional dos serviços (eficiência).

Em termos de unidade hospitalar, neste caso o Centro Hospitalar de Setúbal, as áreas piloto de intervenção deste projeto são as urgências, as salas do bloco operatório e enfermaria do piso 3 poente.

Neste caso, o ISQ intervém ao nível dos sistemas AVAC, ou seja, aquecimento, ventilação e ar condicionado. A inovação aqui prende-se com “a integração da manutenção, eficiência energética e qualidade interior, gerida por um sistema de controlo de gestão”, sublinha o Eng.º Lopes dos Santos, Coordenador do Projecto por parte da ISPT.

Este projeto pretende desenvolver uma metodologia integrada de análise do desempenho de instalações de Unidades de Saúde, focada na qualidade dos serviços de manutenção que asseguram a qualidade do ar interior e a eficiência energética de instalações e de equipamentos.

A metodologia é suportada informaticamente e proporcionará quadros de referência adequados à identificação/quantificação de desvios em relação às melhores práticas, de modo a tornar consequentes os processos de monitorização e de apoio à decisão.

O projeto incluiu o desenvolvimento das funcionalidades de um software de gestão da manutenção, permitindo a análise de falha dos componentes dos equipamentos. No controlo de gestão foram instalados mecanismos para abastecer um conjunto de indicadores que permitem monitorizar a forma com este sistema está a ser gerido, para depois se poderem tomar medidas com vista ao melhoramento da eficiência geral destas áreas.

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