barbed wire 438185 1920

Gás de Síntese: a nova energia renovável

O projecto SyM – Produção de Metanol por Electrólise da Água, usando Eléctrodos de Grafite, tem como objectivo principal a produção (numa unidade piloto) de metanol numa quantidade que permita a avaliação da viabilidade económica e ambiental de uma unidade industrial a curto prazo.

Este projecto, co-financiado pelo QREN, que decorrerá entre Março de 2014 e Junho de 2015, envolve várias instituições, desde empresas a Centros de Investigação portugueses, como o ISQ, o LNEG, a FEUP, o ISEL e as empresas ACR Energia e GSyF. Como co-promotor, a GSyF, foi criada tendo como objectivo a produção e comercialização de reactores de gás de síntese produzido por electrólise alcalina da água, usando eléctrodos de grafite/carvão.

Este processo inovador de produção de gás de síntese originou um pedido de patente provisório, apresentado pelo sócio fundador da GSyF.

A mais-valia deste processo resulta do facto de possibilitar a produção de gás de síntese (uma mistura de gases contendo principalmente hidrogénio, monóxido de carbono e frequentemente algum dióxido de carbono), usando fontes renováveis de energia, a um custo que torna economicamente viável a produção de combustíveis líquidos sintéticos (metanol, gasolina, Diesel, DME).

Com efeito, e de acordo com os estudos já realizados, os combustíveis produzidos por esta via serão competitivos com os combustíveis fósseis obtidos por refinação do petróleo.

O invento constituirá pois uma contribuição muito importante para a alteração do actual paradigma energético, fazendo uma ponte estratégica entre fontes renováveis e as necessidades de combustível para a mobilidade.

Também lhe pode interessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *